Os acervos das bibliotecas, constituídos em grande parte po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816288 Biblioteconomia
Os acervos das bibliotecas, constituídos em grande parte por documentos em suporte papel, estão sujeitos a agentes agressores, alguns de difícil controle, que levam ao processo de deterioração. Considerando que a conservação visa a reduzir, na medida do possível, o ritmo desse processo, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I. “É necessária a adoção de uma política de conservação a ser compartilhada com os administradores, os bibliotecários e os usuários, visando a um entendimento pleno sobre os métodos e práticas necessárias para manter a longevidade dos documentos que compõem os acervos das bibliotecas.”
PORQUE
II. “Os métodos técnico-científicos que integram o universo interdisciplinar da conservação, quando adotados com rigor, podem estancar um processo de deteriorização já instalado e gerar fatores de estabilização necessários ao prolongamento da vida útil dos documentos.”
Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Correto: B - A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.

Vamos entender essa questão que aborda conservação de acervos bibliográficos, um tema de grande importância na Biblioteconomia. O foco está em como as bibliotecas podem adotar práticas para garantir a longevidade de documentos em papel, que são sensíveis a agentes deteriorantes.

Asserção I: Esta asserção destaca a necessidade de uma política de conservação compartilhada entre administradores, bibliotecários e usuários. Isso está correto, pois a preservação de acervos é um esforço conjunto que requer o entendimento e a colaboração de todos os envolvidos. Portanto, a asserção é verdadeira.

Asserção II: A afirmação de que métodos técnico-científicos podem "estancar" um processo de deterioração já instalado é problemática. Enquanto essas técnicas podem desacelerar a deterioração e estabilizar os danos, não é correto dizer que podem parar completamente um processo já em andamento, especialmente se danos significativos já ocorreram. Assim, esta asserção é falsa.

Explicação das Alternativas:

  • Alternativa A: Incorreta. A asserção I é verdadeira, mas a questão sugere que ela é falsa.
  • Alternativa B: Correta. A asserção I é verdadeira, e a II é falsa, conforme discutido acima.
  • Alternativa C: Incorreta. Ambas as asserções não são verdadeiras, então a II não pode justificar a I.
  • Alternativa D: Incorreta. Reiterando, a asserção II é falsa, portanto não pode ser verdadeira sem justificar a I.

Compreender a importância de políticas de conservação e os limites dos métodos de preservação é crucial para a manutenção eficaz dos acervos de bibliotecas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que erro da questão esteja em 'estancar'. Segundo Spinelli 1997, a conservação enquanto matéria interdisciplinar não pode simplesmente suspender um processo de degradação, já instalado. Pode sim, utilizar-se de métodos técnico-científico, numa perspectiva interdisciplinar, que reduzam o ritmo tanto quanto possível desse processo.

Significado de estancar:

  1. transitivo direto e intransitivo e pronominal
  • fazer parar ou parar de correr (diz-se de líquido); deter(-se), estagnar(-se).
  • "e. uma hemorragia"

2.transitivo direto e intransitivo e pronominal

  • esgotar(-se); secar(-se).
  • "e. a água de uma caixa"

Estancar é sinônimo de suspender, e a conservação não pode suspender o processo de degradação dos documentos, mas sim reduzi-lo.

Gabarito: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo