As palavras estão acentuadas corretamente em:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893131 Português

                     Twitter e Facebook viciam mais do que álcool e cigarro, diz estudo       


      Se você é daqueles que não desgruda das redes sociais, cuidado: pode estar viciado. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Chicago sobre autocontrole e desejo, é mais difícil resistir ao Twitter e Facebook do que ao cigarro e álcool.

      Pesquisadores deram smartphones para 205 adultos e pediram para que eles usassem seus aparelhos, especialmente as redes sociais, sete vezes por dia durante algumas semanas. Quando os voluntários foram recrutados responderam questionários sobre vícios e desejos e, ao final do processo, participaram de uma nova sondagem sobre o mesmo assunto.

   Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo. Inesperadamente, álcool e cigarro não estavam no topo da lista, como se suspeitava inicialmente. Já no questionário respondido ao final do estudo, os pesquisadores notaram que, uma vez estimulado a manterem contato constante com a internet, os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web. 

      A maioria dos participantes tinha dificuldade de parar de verificar suas redes sociais, mesmo quando eles não tinham tempo ou estavam compromissados com outros assuntos. Outro vício que pode ser notado foi o trabalho. Muitos participantes aproveitavam para usar seus smartphones como uma extensão do trabalho, mesmo quando estavam em suas horas de lazer.

      Diante desse quadro, os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente que ela pode acabar deslocando o indivíduo de todas as outras atividades.

      Para os pesquisadores, o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante e o desejo conflitante, de evitar as consequências negativas de tal comportamento. Como no uso de redes sociais, os aspectos negativos não estão aparentes, o potencial de vício dessas ferramentas é muito maior do que drogas como cigarro e álcool.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI293747- 17770,00TWITTER+E+FACEBOOK+VICIAM+MAIS+DO+QUE+ALCOOL+E+CIGARRO+DIZ+ESTUDO.html Acesso em: 26 fev.2018 

As palavras estão acentuadas corretamente em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Correto;

 

b) Incorreto. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não se acentua o ditongo “-ei” das paroxítonas, de modo que “ideia” deixou de ser acentuada;

 

 

c) Incorreto. O Novo Acordo Ortográfico também aboliu o acento do ditongo “-oi” das paroxítonas;

 

 

d) Incorreto. A palavra “também” é marcada pelo acento agudo e não circunflexo.

 

 

Letra A

a) incêndio - império - dólar 


b) língua - IDEIA - lâmpada


c) petróleo - órfão - JOIA


d) TAMBÉM - vírus - herói 


De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não se acentuam os ditongos abertos -oi e -ei nas palavras paroxítonas.

ex: joia. jiboia, ideia etc.

Complementando o comentário do Sr. Shelking...

 

Em relação à assertiva correta, os vocábulos incêndio e império são acentuados por serem paroxítonas terminadas em ditongo (também consideradas como proparxítonas eventuais), enquanto o vocábulo dólar é paroxítona não terminada em a (s), e (s), o (s), em (ens) ou, como alguns gostam de justificar, paroxítona terminada em r.

INCÊNDIO -> paroxítona é obrigatório o acento.

IMPÉRIO -> paroxítona é obrigatório o acento.

DÓLAR -> Paroxítona terminada em R tem acento.

Deus Abençoe a todos bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo