Em “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos”, a fi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717577 Português

Texto III para a questão.


Fonte:https://www.mbigucci.com.br/blog/campanha-de-combate-a-dengue

Em “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos”, a figura de linguagem presente é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. B.

Gradação (ou Clímax) ⇝ Sequência de ideias (crescentes ou decrescentes).

“Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos

Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. Agora, analise mais alguns exemplos: Dirigiu-me um comentário duro e amargo.

gradação é um recurso estilístico usado para aumentar (ou diminuir) a intensidade de um discurso por meio de termos dispostos sequencialmente. Há dois tipos de gradação: a ascendente (clímax) e a descendente (anticlímax).

Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor! Eu quero alegria!

aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo