O termo interações medicamentosas refere-se à interferência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2009 - UFRRJ - Farmacêutico Bioquímico |
Q2907403 Farmácia

O termo interações medicamentosas refere-se à interferência de um fármaco na ação de outro. As interações que ocorrem quando fármacos de efeitos semelhantes ou contrários são administrados conjuntamente são chamadas de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é interações medicamentosas, que ocorre quando um fármaco interfere na ação de outro. Para resolver a questão, é necessário compreender os conceitos de sinergismo, antagonismo, farmacocinética, farmacodinâmica e agonismo, que são tipos diferentes de interações entre medicamentos.

A alternativa correta é a letra C - farmacodinâmicas. As interações farmacodinâmicas ocorrem quando dois ou mais fármacos, com efeitos semelhantes ou contrários, são administrados juntos e influenciam diretamente os efeitos do outro no organismo. Esse tipo de interação altera o efeito final dos medicamentos, podendo aumentar ou diminuir sua eficácia ou toxicidade.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Sinergismo: Refere-se ao efeito aumentado que ocorre quando dois fármacos com ações semelhantes são administrados juntos, levando a um efeito maior do que a soma dos efeitos individuais. Embora o sinergismo seja um tipo de interação farmacodinâmica, ele não abrange interações com efeitos contrários, como descrito na questão.

B - Farmacocinéticas: Essas interações estão relacionadas com processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos, ou seja, como o corpo trata os medicamentos, e não com a interação de seus efeitos no organismo.

D - Antagonismo: Este termo descreve uma interação em que um fármaco diminui ou impede o efeito de outro. Embora o antagonismo possa ser uma forma de interação farmacodinâmica, ele se refere especificamente à oposição de efeitos, não abrangendo interações com efeitos semelhantes, como mencionado na questão.

E - Agonismo: Este termo indica que um fármaco ativa um receptor específico para produzir um efeito, mas não descreve interações entre dois medicamentos.

É importante compreender esses conceitos para saber diferenciar os tipos de interações medicamentosas e suas implicações clínicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo