Bento Costa Lima Leite, novo ministro de Minas e Energia, re...
Bento Costa Lima Leite, novo ministro de Minas e Energia, recebeu o cargo do ex‐titular da pasta Moreira Franco, no dia 2 de janeiro de 2019, na sede do MME. Também defendeu maior protagonismo da mineração no desenvolvimento do País e menos preconceito dos brasileiros em relação à energia nuclear.
Internet: <http://www.correiobraziliense.com.br/> (com adaptações).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (16)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito ERRADO
(E)
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse não ver restrições à atuação de empresas privadas na exploração de energia nuclear no Brasil, ao tratar da prioridade da pasta em dar seguimento às obras da Usina Nuclear de Angra 3.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/ministro-defende-exploracao-da-energia-nuclear-pelo-setor-privado
Atualmente existem no Brasil duas usinas nucleares em funcionamento, as quais estão contidas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis no Rio de Janeiro. Sendo que neste local estão as duas usinas em atividade no país, que são Angra 1 (em funcionamento desde 1985) e Angra 2 (em atividade desde 2001). Há uma terceira usina que entrará em funcionamento nos próximos anos, e que é uma usina “gêmea” de Angra 2, sendo que as duas contam com o mesmo sistema de funcionamento, que conta com tecnologia alemã.
Fonte: https://www.estudopratico.com.br/energia-nuclear-no-brasil/
Argumentos a favor da energia nuclear - Assim como as fontes renováveis, elas não geram gases causadores de efeito estufa. Por outro lado, ao contrário das renováveis, não dependem de condições climáticas. Ou seja, sem vento, sem sol ou com queda dos níveis dos rios, a produção de energia eólica, solar e hidrelétrica pode diminuir. Já a nuclear é capaz de funcionar continuamente.
Argumento contra energia nuclear - preço elevado da energia nuclear - a energia de Angra 3 deve ser mais cara até do que a geração solar. Entre os fatores que encarecem a produção estão, inclusive, as elevadas exigências de segurança. Além disso, pesam contra a energia nuclear os riscos de acidentes e a geração de um lixo radiativo que precisa ser armazenado e monitorado indefinidamente - por milhares de anos, considerando a tecnologia atual.
Rapaiz esse país pode ter de tudo, mas usina nuclear na Amazônia aí já extrapola todos os limites.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo