De acordo com o disposto na Portaria 2.436/2017, que trata ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2187017 Enfermagem
De acordo com o disposto na Portaria 2.436/2017, que trata da Política Nacional da Atenção Básica e estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde, compete às Secretarias Municipais de Saúde
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a política nacional de atenção básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica, no âmbito do sistema único de saúde (SUS).

A) Incorreta - A alternativa propõe que compete às Secretarias Municipais de Saúde, destinar recursos municipais para compor o financiamento bipartite da Atenção Básica, secundária e terciária, estando incorreta, conforme Portaria 2.436/2017, art. 10, item VIII, compete às Secretarias Municipais de Saúde destinar recursos municipais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica.

B) Incorreta - A alternativa propõe que compete às Secretarias Municipais de Saúde, programar as ações da Atenção Básica a partir da territorialização, de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de vigilância, estando incorreta, conforme Portaria 2.436/2017, art. 10, item II, compete às Secretarias Municipais de Saúde programar as ações da Atenção Básica a partir de sua base territorial de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente.

C) Correta - Conforme Portaria 2.436/2017, art. 10, item II, compete às Secretarias Municipais de Saúde programar as ações da Atenção Básica a partir de sua base territorial de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente.

D) Incorreta - A alternativa propõe que compete às Secretarias Municipais de Saúde, estabelecer e adotar mecanismos para as equipes que atuam nos Centros de Assistência Psicossociais, de acordo com as necessidades de saúde das pessoas, estando incorreta, conforme Portaria 2.436/2017, art. 10, item IV, compete às Secretarias Municipais de Saúde estabelecer e adotar mecanismos de encaminhamento responsável pelas equipes que atuam na Atenção Básica de acordo com as necessidades de saúde das pessoas, mantendo a vinculação e coordenação do cuidado.

Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa c

Compete à gestão municipal: reorganizar o território, e os processos de trabalho de acordo com a realidade local.

A integração das ações de Vigilância em Saúde com Atenção Básica, pressupõe a reorganização dos processos de trabalho da equipe, a integração das bases territoriais (território único), preferencialmente e rediscutir as ações e atividades dos agentes comunitários de saúde e do agentes de combate às endemias, com definição de papéis e responsabilidades.

Política Nacional de Atenção Básica -  Portaria 2.436/2017

Portaria 2.436/2017

Art. 10 Compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal:

I -organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de Atenção Básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e as cedidas pelo estado e pela União;

II - programar as ações da Atenção Básica a partir de sua base territorial de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo