No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seg...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
TJ-DFT
Prova:
CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Clínica Médica |
Q781434
Medicina
Texto associado
Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
Na avaliação hemodinâmica com a técnica Doppler, essa paciente deverá apresentar tempo de decaimento de meia pressão mitral (pressure half-time) acima de 235 milissegundos.
Na avaliação hemodinâmica com a técnica Doppler, essa paciente deverá apresentar tempo de decaimento de meia pressão mitral (pressure half-time) acima de 235 milissegundos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão trata de uma situação clínica de uma paciente jovem com um sopro cardíaco associado a um estalido de abertura da primeira bulha. Este padrão sugere a presença de uma estenose mitral, uma condição que afeta a válvula mitral do coração, levando a um fluxo sanguíneo obstruído entre o átrio e o ventrículo esquerdo. A técnica Doppler é um método usado para avaliar a gravidade da estenose mitral, através da medida do tempo de decaimento de meia pressão mitral (pressure half-time). Valores superiores a 200 milissegundos são geralmente indicativos de estenose mitral significativa. Portanto, a afirmação é verdadeira, pois é esperado que essa paciente apresente tempo de decaimento de meia pressão mitral acima de 235 milissegundos na avaliação hemodinâmica com a técnica Doppler, indicativo da presença de estenose mitral.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo