No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seg...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
TJ-DFT
Prova:
CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Clínica Médica |
Q781435
Medicina
Texto associado
Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
Deve-se recomendar para essa paciente o uso de um inibidor da enzima de conversão da angiotensina com o intuito de preservar a função ventricular esquerda.
Deve-se recomendar para essa paciente o uso de um inibidor da enzima de conversão da angiotensina com o intuito de preservar a função ventricular esquerda.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta questão está errada. A paciente em questão apresenta sinais clínicos que são consistentes com a estenose mitral, uma condição que é freqüentemente causada por infecções de garganta recorrentes na infância que levam à febre reumática. Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) são medicamentos que são tipicamente utilizados para tratar condições como insuficiência cardíaca, hipertensão e doença renal diabética. No entanto, eles não são recomendados para a estenose mitral, pois não têm demonstrado benefícios na prevenção da progressão da doença ou na melhoria dos sintomas. Em vez disso, o tratamento para a estenose mitral pode incluir medicação para controlar os sintomas, como beta-bloqueadores ou diuréticos, e em alguns casos, pode ser necessário um procedimento para reparar ou substituir a válvula mitral.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo