Em relação à Avaliação Antropométrica, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101099 Nutrição
Em relação à Avaliação Antropométrica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada aborda o tema da Avaliação Antropométrica, que é uma parte essencial da Avaliação Nutricional. Este tema requer que o aluno conheça conceitos e práticas sobre como medir e interpretar dados antropométricos, principalmente em crianças, para avaliar seu estado nutricional.

A alternativa correta é a C.

A justificativa para essa escolha é que a descrição do déficit de P/E e E/I está trocada. A afirmativa correta seria: O déficit de P/E geralmente reflete uma situação de depleção aguda, indicando acúmulo insuficiente de massa corporal ou catabolismo. O déficit de E/I indica um processo crônico de retardo do crescimento linear.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão corretas:

A - Esta alternativa está correta ao mencionar que as medidas de estatura e peso são comparadas com curvas de referência, que são baseadas em indivíduos saudáveis. Isso reflete práticas padronizadas na avaliação antropométrica.

B - A explicação sobre a recomendação de medidas para crianças até cinco anos é correta. O uso dos índices antropométricos P/I, E/I, e P/E para crianças pequenas é uma prática padrão, e esses índices realmente possuem significados clínicos diferentes.

D - Esta alternativa explica corretamente que o índice P/I pode indicar tanto alterações agudas quanto crônicas, ou seja, reflete situações de acúmulo insuficiente de massa corporal e não necessariamente está ligado a retardo no crescimento linear.

E - A alternativa está certa ao indicar que, para crianças acima de cinco anos, adolescentes e adultos, o Índice de Massa Corporal (IMC) é o critério recomendado para classificação do estado nutricional. O cálculo é feito dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros.

Portanto, a análise detalhada das alternativas nos mostra que a alternativa C é a única incorreta, devido ao erro na definição dos déficits de P/E e E/I.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

situação de depleção CRÔNICA, decorrente de uma situação cumulativa.

Peso/Idade:

O peso por idade expressa a relação entre a massa corporal e a idade cronológica da criança. É o índice utilizado para a avaliação do estado nutricional, principalmente para caracterização do baixo peso. Essa avaliação é muito adequada para o acompanhamento do crescimento infantil e reflete a situação global do indivíduo; porém, não diferencia o comprometimento nutricional atual ou agudo dos pregressos ou crônicos. Este índice é contemplado na Caderneta de Saúde da Criança, que é distribuído em maternidades e em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

Peso / Estatura:

Este índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura. É utilizado tanto para identificar o emagrecimento da criança, como o excesso de peso.

o índice que avalia o crescimento linear não é a estatura/idade?

Peso por idade (P/I): Expressa a massa corporal para a idade cronológica. É o índice utilizado para a avaliação do estado nutricional, contemplado no Cartão da Criança. Essa avaliação é muito adequada para o acompanhamento do crescimento infantil e reflete a situação global do indivíduo; porém, não diferencia o comprometimento nutricional atual ou agudo dos pregressos ou crônicos.

Altura por idade (A/I): Expressa o crescimento linear da criança. É o índice que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança. É considerado o indicador mais sensível para aferir a qualidade de vida de uma população.

Peso por altura (P/A): Este índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura. É sensível para o diagnóstico de excesso de peso, carecendo, porém, de medidas complementares para o diagnóstico preciso de sobrepeso e obesidade.

A letra é tbm está errada. Pois utiliza-se o IMC/Idade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo