Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101102 Nutrição

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

( ) A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias.

( ) Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser identificado como tendo maior potencial de morbidade.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender o tema central que é a relação entre o consumo alimentar excessivo e suas consequências para a saúde, como obesidade, doenças cardíacas e outros problemas metabólicos. Também aborda a complexidade de se avaliar pacientes obesos doentes.

A alternativa correta é a B - V – F – V.

Vamos analisar cada afirmação:

1ª Afirmativa: "O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica."

Essa afirmativa é verdadeira. O excesso de consumo alimentar, especialmente de alimentos ricos em calorias vazias e pobres em nutrientes, está diretamente relacionado ao desenvolvimento dessas condições de saúde.

2ª Afirmativa: "A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C-reativa) e citocinas pró-inflamatórias."

Essa afirmativa é falsa. Embora a obesidade esteja associada a um estado inflamatório, a expressão "inflamação de alto grau" pode ser considerada incorreta ou exagerada. A obesidade está mais associada a uma inflamação crônica de baixo grau, mas significativa o suficiente para afetar a saúde.

3ª Afirmativa: "Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser identificado como tendo maior potencial de morbidade."

Essa afirmativa é verdadeira. Os métodos tradicionais de rastreamento podem não ser eficazes para identificar riscos em pacientes obesos, pois muitas vezes eles não apresentam sinais clássicos de subnutrição, mas ainda assim estão em risco devido a outras complicações relacionadas à obesidade.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • Alternativa A: F – V – V: A primeira afirmativa está errada.
  • Alternativa C: V – F – F: A terceira afirmativa está errada.
  • Alternativa D: F – V – F: A primeira afirmativa está errada.
  • Alternativa E: F – F – V: A primeira afirmativa está errada.

Portanto, a sequência correta com as afirmativas verdadeira e falsa é a alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém poderia me explicar essa questão? Muito confuso o último item
O ponto dessa questão é saber o que as avaliações nutricionais de rastreamento abordam como classificação de risco nutricional. No caso da questão, mais especificamente a última assertiva, ele trata da subnutrição e da obesidade na triagem. As triagens, na sua maioria, utilizam como parâmetros a perda de peso nos últimos 3 a 6 meses, interrupção da ingesta alimentar e IMC. O paciente obeso pode n ter perdido peso, pode não ter parado de ingerir alimentos e por esse fato ser classificado como paciente de baixo risco. Visto que o IMC sozinho não é preditor de diagnóstico nutricional.

Uma vez que a obesidade é considerada uma doença inflamatória e o  exercício físico modula de forma direta tais processos, é essencial que tenhamos como um dos objetivos principais de nossos programas de exercícios físicos a melhora da resposta inflamatória de obesos.

Obesidade e inflamação

A origem desse conceito apoia-se no fato de que o nível circulante de muitas citocinas e proteínas de fase aguda associadas à inflamação apresenta-se elevado em pacientes obesos. 

Acredita-se que a inflamação seja uma consequência da obesidade; porém, Das (2001) sugeriu que a obesidade é de fato o resultado de uma doença inflamatória.

Nesse sentido, a questão central a ser respondida é qual a origem dos marcadores inflamatórios na obesidade. 

A resposta anti-inflamatória da adiponectina parece ser mediada pelas concentrações de outras citocinas pró-inflamatórias, mais especificamente a IL-6, o TNF-a e a proteína C reativa (PCR). 

Prado (2007)(66) encontrou alta concentração circulante de leptina nos adolescentes obesos, de ambos os gêneros.

Fonte: Obesidade e Adipocinas Inflamatórias: Implicações Práticas para a Prescrição de Exercício 2009

Questão passível de recurso. Visto que a segunda assertiva também está correta, pois a obesidade é uma doença inflamatória.

De forma mais simples, o paciente obeso muitas vezes perde peso quando fica doente, o que de fato, não quer dizer que ele não seja obeso, somente está com menor risco devido à situação patológica atual e também a avaliação nutricional fica mais comprometida.

Subnutrição: Mal nutrido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo