A palavra “que” destacada no período “[...] porque é o único...
A palavra “que” destacada no período “[...] porque é o único animal que se pergunta por que nasceu, [...]” (4º§) desempenha uma função morfossintática DIFERENTE em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A palavra "que" no período “[...] porque é o único animal que se pergunta por que nasceu [...]” (4º§) é um pronome relativo que retoma "o único animal". Agora, vamos analisar as alternativas:
A – "Pode ser que me engane, [...]" (7º§): Aqui, o "que" é uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva.
B – "inventar o mundo em que vive." (3º§): O "que" é um pronome relativo, referindo-se a "mundo".
C – "é no campo da religião e da política que a intolerância se manifesta [...]" (9º§): O "que" é um pronome relativo que retoma "campo".
D – "uma guerra santa contra a civilização ocidental, que não segue as palavras sagradas do Corão." (14º§): O "que" é um pronome relativo, retomando "civilização ocidental".
E – "uma realidade cultural, inventada, que alcança hoje uma complexidade extraordinária e fascinante." (5º§): O "que" é um pronome relativo, retomando "realidade cultural".
A única frase em que o "que" exerce uma função morfossintática diferente é a da alternativa A, onde o "que" é uma conjunção integrante. Nas demais, ele é um pronome relativo.
Portanto, a alternativa correta é:
A.
primeira questão desse assunto que acerto consciente. passei quase 10min para responder mas, de pouco a pouco estou colhendo os frutos.
Gabarito: A
Para uma rápida análise, tentem trocar o "QUE" por "ISSO". Se couber a palavra "ISSO", conseguimos dizer que é uma conjunção integrante. As demais só precisa trocar pelo O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS...Que seria um pronome relativo.
Dessa forma você consegue matar a questão mais rápido, tendo mais tempo para as outras. Espero ter ajudado!
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo