A respeito da reunião do G20, referenciada na imagem, julgue...
Reunião do G20 em Nova Délhi, Índia, 2023. Fonte: ANSA.
A respeito da reunião do G20, referenciada na imagem, julgue o item.
Na última reunião da cúpula, a recusa da entrada
da União Africana foi justificada devido ao fato de
descaracterizar o G20, aumentando‑o para mais de
20 países.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (23)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A recusa da entrada da União Africana na última reunião do G20 não foi justificada pelo fato de descaracterizar o grupo, aumentando o número de países para mais de 20. A justificativa oficial foi que a União Africana ainda não possui um mecanismo de coordenação e representação único, que seria necessário para sua participação no G20.
A União Africana é um bloco econômico composto por 55 países. Ela não possui um mecanismo de coordenação e representação único, como o Conselho da União Europeia, que representa os países da União Europeia no G20. A África do Sul, que é o país mais populoso e desenvolvido da África, é membro do G20. A África do Sul representa os interesses da África no G20, mas não representa todos os países africanos.
Portanto, a recusa da entrada da União Africana na última reunião do G20 não foi justificada pelo fato de descaracterizar o grupo, aumentando o número de países para mais de 20. A justificativa oficial foi que a União Africana ainda não possui um mecanismo de coordenação e representação único, que seria necessário para sua participação no G20.
Resposta: ERRADO
Gabarito do Professor: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Grupo dos Vinte (G20) é composto por 19 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos) e dois organismos regionais: a União Europeia e a União Africana (a partir de 2023).
https://www.g20.org/pt/about-g20/
- 9 setembro 2023
A cúpula do G20 em Nova Déli, na Índia, confirmou a entrada da União Africana, que reúne 55 países, como membro permanente do grupo das maiores economias do mundo.
Até então, a África do Sul era o único integrante do continente africano.
Com a entrada do grupo, o G20 passa a ter dois blocos entre seus membros, já que a União Europeia também faz parte.
A entrada da União Africana foi muito defendida pela Índia, que preside o G20 neste ano, e contou com forte apoio do Brasil, que presidirá o grupo a partir de novembro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da União Africana, Azali Assoumani, em maio, na cúpula do G7 (grupo que reúne as potências ocidentais), ocasião em que manifestou apoio a entrada no G20.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c6p60mv6je2o
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo