Os princípios de contabilidade representam a essência das d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861483 Contabilidade Geral
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e das teorias relativas à ciência contábil e sua aplicação na escrituração contábil decorre de previsão expressa de norma específica do Conselho Federal de Contabilidade (ITG 2000 [R1] – item 3). Acerca dessa tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab : C

Principio da prudência: MENOR VALOR PARA O ATIVO e MAIOR PARA O PASSIVO.

a) ERRADA = Princípio da Enrtidade diferencia o patrimônio particular e o patrimônio da empresa.

b) ERRADA = Princípio da Continuidade considera que a entidade continuar´suas operações por tempo indeterminado.

c) CORRETO.

d) ERRADA = Princípio da Oportunidade registro da informação contábil no momento que ocorre.

e) ERRADA = Princípio da Competência as receitas e despesas são incluídas na apuração do resultado em que ocorrem simultâneas e correlacionadas, independente de receber ou pagar.

Li e reli a alternativa D e realmente não vi erro nela.

Estou em dúvida, mas parece que falta o advérbio de negação "não" na oração.

Se eu estiver errado , me desculpe

Importante saber:

As demonstrações contábeis são normalmente elaboradas com base na suposição de que a entidade que reporta está em continuidade operacional e continuará em operação no futuro previsível. Assim, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar. Se existe essa intenção ou necessidade, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em base diferente. Em caso afirmativo, as demonstrações contábeis descrevem a base utilizada.

Gabarito: C

São Princípios de Contabilidade:

1)ENTIDADE: Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

2)CONTINUIDADE: Pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta está circunstância.

3)OPORTUNIDADE: Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

4)REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

5)COMPETÊNCIA: Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

6)PRUDÊNCIA: Determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido (P.L)

Fontes: Colegas QC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo