Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781455 Medicina
  Um homem de vinte e dois anos de idade, com história de astenia e hiporexia, compareceu a uma unidade de saúde acometido, havia cinco dias, por febre e tosse produtiva com escarro amarelado. O paciente informou ser usuário de cocaína endovenosa. No exame físico, constatou-se que ele estava sonolento, com episódios de agitação psicomotora; hipocorado 2+/4+; desnutrido; ausculta cardíaca com presença de sopro holossistólico 2+/4+; pancardíaco; e com hepatomegalia com fígado a 3 cm do rebordo costal direito. Os resultados dos exames laboratoriais de admissão mostraram concentração de hemoglobina = 9,5; hematócrito = 28,2%; leucograma com 3.800 leucócitos, sendo 7 % de bastões; contagem de plaquetas = 188.000/mm³ ; PCR ultrassensível de 45,2 e VHS = 110 mm/h. Os resultados de duas amostras de hemoculturas coletadas, após setenta e duas horas, foram positivos para cocos Gram +. O exame de ecocardiograma transesofágico evidenciou imagem filamentar de 7 mm em válvula mitral. 
Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente.
A presença de hemoculturas positivas com vegetação visível ao ECO é imprescindível para o diagnóstico de endocardite. A ausência desses achados é critérios de exclusão para esse diagnóstico.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é sobre o diagnóstico de endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração. O enunciado afirma que a presença de hemoculturas positivas com vegetação visível ao ECO é imprescindível para o diagnóstico de endocardite, e a ausência desses achados é critério de exclusão para esse diagnóstico. No entanto, essa afirmação está incorreta. Embora a presença de hemoculturas positivas e a visualização de vegetações no ecocardiograma sejam achados comuns e muito úteis para o diagnóstico de endocardite, a ausência desses achados não exclui o diagnóstico. Existem critérios clínicos, conhecidos como critérios de Duke, que incluem outros achados clínicos, laboratoriais e de imagem que podem ser usados para diagnosticar a endocardite, mesmo na ausência de hemoculturas positivas ou vegetações visíveis ao ecocardiograma. Portanto, a afirmação da questão está errada porque sugere que esses dois achados são estritamente necessários para o diagnóstico de endocardite, quando na verdade eles são apenas parte de um conjunto mais amplo de critérios que podem ser usados para fazer esse diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo