Os Desastres Naturais constituem um tema cada vez mais pres...
Quanto à temática do texto, julgue o item.
Eventos de tremores de terra em forma de catástrofes, como os que acontecem na Síria, na Turquia e no Marrocos não são possíveis no Brasil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO ERRADO. Eu discordo da questão em dizer que tais tremores não são possíveis, o risco é extremamente baixo; mas não impossível de acontecer.
A explicação para o Brasil não ter grandes terremotos.
Primeiramente, é necessário saber que existem, sim, tremores de terra no Brasil. “O Nordeste é a região mais vulnerável. Em estados como o Ceará e Rio Grande do Norte já ocorreram diversos tremores com magnitude 5 causando danos e até desabamentos em casas fracas”, afirma Marcelo Assumpção, professor da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Geofísica pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.
No entanto, nem todo abalo sísmico é perceptível pela população ou destrutivo como os que atingiram Turquia, Síria e Marrocos, em setembro de 2023.
Uma consulta ao site do Centro de Sismologia da USP, que monitora a atividade sísmica do país, mostra que o Brasil teve tremores poucos dias antes do feriado da Independência. Em 4 de setembro de 2023, a cidade de Uaua, na Bahia, registrou abalos sísmicos de magnitude 2.2 e 2.3 no começo da manhã.
Já o risco de grandes tremores de terra, no entanto, é extremamente baixo. A explicação para isso está na localização do território brasileiro em relação às bordas das PLACAS TECTÔNICAS . Isso porque terremotos são resultado do deslizamento e atrito entre essas placas.
“Os terremotos mais fortes ocorrem nas bordas das placas tectônicas. O Chile está ao longo do limite entre a placa oceânica de Nazca (parte do fundo oceânico do Pacífico) e a placa da América do Sul. Já o Brasil está no meio da placa Sul-Americana, longe das suas bordas”, explica Assumpção.
A título de comparação, “no Brasil, ocorre um terremoto de magnitude 5 a cada cinco anos. No Chile, a cada semana”, acrescenta o pesquisador.''
INCLUSIVE JÁ HOUVE UM GRANDE TERREMOTO NO BRASIL:
Em 27 de janeiro de 1955, ocorreu o maior sismo já registrado até então no Brasil, na região da Serra do Tombador, no norte do Mato Grosso , informa o site da USP. O terremoto teve magnitude de 6.2.
“O tremor chegou a acordar várias pessoas em Cuiabá, a 370 km de distância. Na época, a região epicentral era desabitada. Hoje, causaria muitos danos em cidades como Porto dos Gaúchos, por exemplo”, diz Assumpção.
FONTE: NACIONAL GEOGRAPHIC
Questão polêmica: improvável sim, mas impossível? A maior parte dos cientistas discorda...
questão completamente equivocada! Quadrix cagou nessa ai...acho q deveria ser anulada ou mudada o gabarito.
questão com gabarito incorreta. a incidência de terremotos catastróficos no Brasil é somente improvável, não impossível.
Creio que a chave interpretativa esteja na comparação "como". Assim, o Brasil não está suscetível a tremores equivalentes aos que ocorrem nos referidos países, ainda que seja possível tremores pelas bandas do Ipiranga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo