Os objetivos da terapia nutricional na Doença Renal Crônica...
1- manter ou restabelecer o estado nutricional. 2- retardar a progressão da doença renal. 3- minimizar o acúmulo de compostos nitrogenados tóxicos. 4- prevenir ou minimizar os distúrbios hidroeletrolíticos, mineral, ácido básico e hormonal.
Para atender esses objetivos, a recomendação calórica e proteica para um paciente portador de DRC em tratamento conservador, sexo masculino, com 25 anos, peso: 53 kg, estatura: 1,70 m, é, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a terapia nutricional na Doença Renal Crônica (DRC) não-dialítica. Para resolver essa questão, é necessário compreender os objetivos da terapia nutricional nesse contexto e as recomendações calóricas e proteicas adequadas para pacientes que não estão em tratamento dialítico.
Os objetivos da terapia nutricional na DRC incluem:
- Manter ou restabelecer o estado nutricional do paciente.
- Retardar a progressão da doença renal.
- Minimizar o acúmulo de compostos nitrogenados tóxicos.
- Prevenir ou minimizar os distúrbios hidroeletrolíticos, minerais, ácido-básicos e hormonais.
Agora, analisando as alternativas, a alternativa correta é a C, que indica uma recomendação de 30 a 40 Kcal/Kg Peso/Dia e 0.8 a 1g/kg Peso/Dia.
Justificativa da alternativa C:
A recomendação de 30 a 40 Kcal/Kg Peso/Dia é apropriada para garantir que o paciente com DRC em tratamento conservador mantenha um bom estado nutricional, evitando desnutrição. A proteína de 0.8 a 1g/kg Peso/Dia ajuda a minimizar o acúmulo de compostos nitrogenados, mantendo um equilíbrio adequado.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- Alternativa A: 20 a 30 Kcal/Kg Peso/Dia e 0.5g/kg Peso/Dia. Calorias insuficientes para manter o estado nutricional, e a proteína é baixa, não atendendo às necessidades para a maioria dos pacientes.
- Alternativa B: 25 a 30 Kcal/Kg Peso/Dia e 0.8 a 1g/kg Peso/Dia. Embora a proteína esteja correta, as calorias são insuficientes na faixa inferior.
- Alternativa D: 25 a 35 Kcal/Kg Peso/Dia e 0.5g/kg Peso/Dia. Novamente, a proteína é baixa, inadequada para a retenção de massa muscular e função renal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Importante lembrar que a recomendação varia com o estágio de progressão da doença e sinais e sintomas de toxemia urêmica
DRCcom idade menor que 60 anos, recomendação calórica é de 35kcal\kg, como só citou que é conservador considera -se em fase inicial da doença.
não entendi, se a recomendação é de 35kcal/peso porque respondeu que é a c??
As necessidades energéticas podem ser medidas por calorimetria indireta nos quadros de cuidados mais intensivos. Porém nem sempre este recurso (equipamento) está disponível, então as necessidades calóricas devem ser estimadas em 30 a 40 kcal/ kg de peso seco/dia.
Fonte: Krause 10ª edição - pág. 811 - Terapia Clínica Nutricional nos Distúrbios Renais.
Necessidade energética na DRC
Maior ou igual a 60 anos: 30 a 35 Kcal/Kg/dia
Menor ou igual a 60 anos: 35 Kcal/Kg/dia
Obesos; Pelo menos 25 Kcal/Kg
Desnutridos: > 35 Kcal/Kg
Fonte: Cuppari, 2014
25 a 35Kcal/kg – Independente do estágio (1 a 5 não dialítico)
Fonte: Nutr Hosp 2019;36(1):183-217, KDOQI, 2019
Ingestão protéica na DRC
Fonte: NKF/KDOQI 2019 -> Adultos com DRC 3-5, estáveis 0,55-0,60g/kg de PI ou 0,28-0,43 g/kg PI + cetoácidos. Adultos com diabetes, 0,8-0,9g/kg de PI.
Fonte: ESPEN, 2006 -> recomenda 0,55 a 0,60 g de proteína/kg peso/dia nos estádios 1 a 4 da DRC.
Fonte: KDIGO, 2012 -> recomenda 0,8 g/kg peso/dia em adultos com ou sem diabetes com DRC 1-5. Evitar valores >1,3 g/kg/dia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo