As formas farmacêuticas sólidas são resultados da transforma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2423476 Farmácia

As formas farmacêuticas sólidas são resultados da transformação do fármaco em pó que podem ser dispensados diretamente, ou aglutinados em diversas formas, como granulados, comprimidos, cápsulas, representando cerca de dois terços de toda medicação atual. Em relação às formas farmacêuticas sólidas, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.


I - As formas farmacêuticas sólidas apresentam maior estabilidade dos medicamentos e menor dispêndio na aquisição de embalagens adequadas.

II – Os pós são mais estáveis ao efeito da umidade, são menos propensos a endurecer e formar torrões quando comparados aos grânulos.

III - Em relação aos comprimidos, os pós apresentam menor facilidade de deglutição, mas tem a vantagem de mascarar sabores desagradáveis de alguns fármacos.

IV – Os grânulos que, ao serem preparados sob a forma efervescente, são suscetíveis de melhor conservação do que os pós correspondentes, pois, tendo menor superfície, são menos afetados pela umidade; ainda pela mesma razão, quando colocados em água, efervescem mais lentamente do que os pós.

V – As cápsulas de gelatina dura são formas farmacêuticas sólidas nas quais as substâncias ativas e/ou inertes são encerradas em um pequeno invólucro de gelatina obtida através da hidrolise parcial do colageno da pele, tecido conjuntivo branco e dos ossos de animais e contém cerca de 3-6% de umidade.

VI – As cápsulas de gelatina mole são utilizadas para encapsular e encerrar hermeticamente líquidos, suspensões, materiais pastosos, pós secos e até comprimidos pré-formados. Em sua composição, junto a gelatina, a glicerina e um álcool polihídrico, como o sorbitol, são adicionados.

Alternativas