Sobre a diarreia aguda em crianças, assinale a alternativa ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa E.
Justificativa da alternativa correta:
A Alternativa E está correta ao afirmar que a higiene das mãos, certas vacinas, o cumprimento de práticas adequadas de segurança alimentar e os probióticos podem ajudar a prevenir a transmissão de agentes patogênicos associados à diarreia infecciosa. Todas essas medidas são comprovadamente eficazes na prevenção de infecções gastrointestinais, especialmente em crianças, que são mais suscetíveis a essas doenças. A higiene das mãos, por exemplo, é uma das práticas mais simples e eficientes na prevenção da disseminação de infecções. As vacinas, como a vacina contra o rotavírus, têm demonstrado grande eficácia na prevenção de diarreias graves. A segurança alimentar, que envolve desde a escolha dos alimentos até o seu armazenamento e preparo, é crucial para evitar a contaminação por patógenos. Por fim, os probióticos podem auxiliar na manutenção de uma flora intestinal saudável, prevenindo a proliferação de microrganismos patogênicos.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Essa alternativa está incorreta, pois a maioria dos casos de diarreia aguda em crianças é causada por vírus, especialmente o rotavírus, e não por bactérias. Além disso, não é correto afirmar que a causa bacteriana é autolimitada em todos os casos, pois algumas infecções bacterianas podem necessitar de tratamento específico.
Alternativa B: A definição apresentada está incorreta. A diarreia aguda em crianças é definida como a evacuação de fezes anormalmente moles ou líquidas ≥3 vezes em 24 horas, e não em 36 horas. Além disso, a duração típica de uma diarreia aguda é de até 14 dias, mas o período mais comum para a resolução da maioria dos casos é de uma semana.
Alternativa C: Esta alternativa menciona sintomas que não são típicos de desidratação na síndrome diarreica. Adipsia (falta de sede) e sialorreia (excesso de saliva) não são sintomas de desidratação; na verdade, a criança desidratada costuma apresentar sede intensa. Oligúria (diminuição da produção de urina) e mudanças no estado mental, como irritabilidade ou letargia, são sintomas corretos de desidratação, mas os outros sintomas listados tornam a alternativa inadequada.
Alternativa D: Essa alternativa está incorreta porque crianças com sinais de desidratação grave não devem ser tratadas exclusivamente em casa. Elas precisam de avaliação e tratamento médico imediato, muitas vezes necessitando de reposição de líquidos por via intravenosa em um ambiente hospitalar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo