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Q2848346 Museologia
Pierre Nora (1993) denomina o museu como um lugar de memória. No campo de estudo da memória social, pode-se dizer que existem diferentes maneiras de concebê-la e “diversos modos de abordá-la, envolvendo posições teóricas, éticas e políticas diversas” (GONDAR, 2005) . No texto “Quatro proposições sobre memória social”, de Jô Gondar, a última dessas proposições apontada pela autora é a de que a memória não se reduz apenas à representação. Segundo essa perspectiva, pode-se compreender a memória como:
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A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê.

No campo de estudo da memória social, a memória é um conceito abrangente, que vai além de meras representações mentais ou coletivas. Pierre Nora, ao denominar o museu como um lugar de memória, destaca o papel dos museus na preservação e evocação das memórias sociais e culturais. Jô Gondar, em seu texto "Quatro proposições sobre memória social", afirma que a memória abarca não somente representações, mas também a experiência sensorial e emocional.

A alternativa A menciona que a memória é um processo que se manifesta através de modos de sentir, pequenos gestos, odores, sabores. Esta visão está alinhada com a perspectiva de que a memória é vivida e experimentada de maneira sensorial e emocional, confirmando a ideia de que ela não se limita apenas a representações cognitivas.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • B - Afirmar que a memória é um sinônimo das representações coletivas ignora a dimensão individual e a vivência pessoal da memória. Memória social inclui, mas não se limita a representações coletivas.
  • C - Sugerir que a memória é uma função mnêmica passível de resgate total reduz seu entendimento a um processo puramente mecânico e racional, ignorando sua complexidade e subjetividade.
  • D - A ideia de memória como uma reminiscência que acessa verdades originárias é uma visão filosófica tradicional que não se encaixa no contexto moderno de memória social, que reconhece a construção cultural e social da memória.
  • E - Ver a memória como uma reconstrução racional do passado enfrenta o mesmo problema de se limitar a um processo intelectual, negligenciando o aspecto emocional e sensorial da memória.

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