Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as prop...
Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as proposições sobre alguns aspectos linguísticos do texto.
( ) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “orações”.
( ) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção coordenativa.
( ) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo.
( ) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva.
A sequência CORRETA é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (16)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra C
1° - Falso - Abluções não é o mesmo que orações. Abluções é o mesmo que banho, lavagem.
2° - Falso - "como" é um conjunção subordinativa comparativa. Ressalto que às vezes pode o "como" pode ser conformativa, a depender do contexto.
3° - Verdadeiro
4° - Verdadeiro
GABARITO: LETRA C
(F) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “orações”. (abluções ----> equivale a banho, lavagens).
(F) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção coordenativa. -----> é uma conjunção subordinativa comparativa (comparando o jornal a um pão saindo do forno).
(V) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo. ----> correto ---> temos um verbo de ligação "era" + um predicativo do sujeito.
(V) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva. -----> quem explica, explica alguma coisa ---> temos o "que" conjunção integrante, e em destaque uma oração subordinada substantiva objetiva direta (equivalente a ISSO).
Força, guerreiros(as)!!
GABARITO: C
A conjunção "como", neste contexto, é uma conjunção subordinativa comparativa. Lembre-se de que as conjunções subordinativas ligam duas orações dependentes uma da outra.. se você ler novamente a questão, perceberá que há essa relação de dependência. Por outro lado, as conjunções coordenativas ligam duas orações independentes, ou seja, cada oração possui vida própria, não precisam de ambas para fazer sentido.
Rapaz exerce função sintática de predicativo do sujeito. Temos um VL + uma característica do suj.
As conjunções "que"; "se", se puderem ser trocadas pela palavra "isso" serão consideradas conjunções integrantes (introduzem orações substantivas).
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.
-Tu não pode desistir.
CUIDADO! Técnicas são tão importante como o próprio estudo.
É possível matar essa questão observando a terceira proposição.
Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo.
Eu era bonito ...
Eu era novo...
Eu era velho ....
Eu era sargento....
Sim, verdadeiro, o termo exerce função de predicativo... agora veja que na sequência só há uma alternativa que diz que a terceira proposição é verdadeira.
Força e continuidade nos estudos!
Se você pesquisou no gloogle você errou!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo