Segundo a professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, a ...
Segundo a professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, a “educação cultural que se pretende com a Proposta Triangular é uma educação crítica do conhecimento construído pelo próprio aluno, com mediação do professor, acerca do mundo (...) e não uma ‘educação bancária’. A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isso e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte que circulam internacionalmente na contemporaneidade” (Barbosa, Tópicos utópicos, 1998, p. 40-41).
O trecho acima citado destaca o paradigma epistemológico denominado Proposta ou Abordagem Triangular do Ensino da Arte, que focaliza três eixos formativos não hierarquizados: Fazer/Produzir, Ler/Apreciar e Contextualizar. Ela foi desenvolvida a partir de estudos liderados por Barbosa e publicada na década de 1990, consistindo em uma das mais importantes contribuições contemporâneas para a arte/educação no Brasil e no mundo.
Quanto às características da Proposta ou Abordagem Triangular identificadas pela autora na citação, uma das afirmações feitas é a de que se trata
de um método “pós-moderno”. Por que Ana Mae
faz essa afirmação?