Recomenda-se não confundir irradiação de notícias com jorna...
Essa é uma crítica à falta de comprometimento profissional que algumas emissoras têm e que se refere à(ao)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender a diferença entre irradiação de notícias e jornalismo em rádio. A questão critica a falta de comprometimento profissional de algumas emissoras, apontando práticas inadequadas.
Alternativa Correta: C
A alternativa C é a correta porque descreve a prática inadequada de algumas emissoras que simplesmente reproduzem o noticiário de agências ou jornais impressos ao vivo sem qualquer edição. Isso vai contra os princípios do jornalismo em rádio, que deveria incluir uma contextualização e adaptação da notícia para o formato radiofônico, oferecendo uma análise crítica e relevante ao público.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A alternativa fala sobre a angulação narrativa e a realidade dos comunicadores de rádio fora das redações. Contudo, não aborda diretamente a crítica à falta de comprometimento profissional, pois a questão não é sobre a localização física dos comunicadores, mas sim sobre a qualidade do conteúdo jornalístico.
B - A menção a flashes sobre o trânsito enviados por um repórter aéreo remete a uma prática legítima e comum em rádios, que não se encaixa na crítica proposta pela questão.
D - A disseminação de notícias falsas ou encomendadas para atender interesses políticos é uma prática condenável, mas a questão não se refere a isso. A crítica é sobre a reprodução não editada de notícias, não necessariamente sobre a falsidade ou manipulação das mesmas.
E - O conceito de espelho de notícias e sua apresentação ao público em forma de escalada é uma técnica de programação e não está relacionada à crítica de falta de edição ou comprometimento com a prática jornalística discutida na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
"E não eram apenas as informações que o rádio buscava nas páginas dos jornais. O rádio copiava até mesmo o texto, dificilmente fazendo uma adaptação para um estilo mais adequado ao veículo. Foi o período em que se iniciou a irradiação de notícias através dos formatos denominados, apropriadamente, jornais-falados."
Livro: Rádio brasileiro: episódios e personagens. Mágda Rodrigues da Cunha, Doris Fagundes Haussen (orgs.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p.18
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo