Leia as afirmações sobre os recursos linguísticos empregados...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991274 Português

Leia as afirmações sobre os recursos linguísticos empregados no texto.


I- “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento...” (linha 1). O autor, ao empregar “faço” e “abro” no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.

II- “— Não é ninguém, é o padeiro!” (Linha 09). O uso do artigo “O” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.

III- “...acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.” (Linha 4 e 5) O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado.

IV- “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo (linha 16)”. O verbo destacado é classificado como intransitivo.

V-No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera...” (linha 2), o termo destacado é classificado sintaticamente como adjunto adverbial.


Está CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não concordo. O verbo despedir é V.T.I . Quem se despede, se despede de algo, de alguém.

GABARITO: LETRA C

I- “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento...” (linha 1). O autor, ao empregar “faço” e “abro” no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo. ---> correto. O presente do indicativo indica fatos certos, rotineiros e contínuos.

II- “— Não é ninguém, é o padeiro!” (Linha 09). O uso do artigo “O” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”. -----> o artigo definido "o", define e acompanha o substantivo masculino "padeiro."

III- “...acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.” (Linha 4 e 5) O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado. -----> SUJEITO OCULTO, sabemos que é "patrões", mas está oculto.

IV- “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo (linha 16)”. O verbo destacado é classificado como intransitivo. ------> correto. Verbo intransitivo (sentido completo, não precisa de complemento).

V- “No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera...” (linha 2), o termo destacado é classificado sintaticamente como adjunto adverbial. -----> correto, adjunto adverbial de tempo.

Força, guerreiros(as)!!

O verbo despedir tem varias regências, são elas:  verbo intransitivoverbo pronominalverbo transitivo direto e verbo transitivo direto e indireto, logo se não há complemento o verbo é intransitivo, tendo em vista que os termos "sorrindo" e "ainda" não completam o sentido do verbo, e sim acrescentam uma ideia de modo.

Lembre-se de que o verbo pode exigir diferentes tipos de complemento.

Caso eu esteja errado agradeço a correção.

Vicente Marinho, é intransitivo pois "ainda sorrindo" expressa o modo que "ele" estava, por tanto não tem objeto (complemento).

V.T.D precisa de complemento// Ex.: "Marcos comeu brigadeiro" comeu é transitivo direto pois o objeto direto é brigadeiro

V.T.I é aquele que inicia com preposição// Ex.: Marcos gosta de brigadeiro.

Gente, alguém sabe explicar se o verbo despedir é intransitivo ou transitivo indireto???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo