Pelo seu mecanismo de ação, qual dos seguintes medicamentos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2409597 Medicina

Pelo seu mecanismo de ação, qual dos seguintes medicamentos tem indicação no tratamento das doenças autoinflamatórias não responsivas à corticoterapia?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Canaquinumabe.

Para compreender esta questão, é essencial ter um conhecimento básico sobre medicamentos utilizados no tratamento de doenças autoinflamatórias, especialmente aqueles que são indicados quando a corticoterapia não é eficaz. Estas doenças são caracterizadas por uma resposta inflamatória do sistema imunológico que não é desencadeada por infecções ou autoimunidade clássica, mas sim por uma desregulação das vias inflamatórias.

Canaquinumabe é um anticorpo monoclonal que tem como mecanismo de ação a inibição da interleucina-1β (IL-1β). A IL-1β é uma citocina pró-inflamatória, e sua inibição ajuda a controlar os episódios inflamatórios, sendo indicado para doenças autoinflamatórias como a síndrome periódica associada à criopirina (CAPS) e a artrite idiopática juvenil. É por isso que Canaquinumabe é eficaz em casos não responsivos à corticoterapia.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas não são as mais adequadas neste contexto:

A - Guselcumabe: Este medicamento é um anticorpo monoclonal que inibe a interleucina-23 (IL-23) e é utilizado principalmente para tratar psoríase. Não é a escolha para doenças autoinflamatórias não responsivas à corticoterapia.

B - Adalimumabe: É um inibidor do fator de necrose tumoral alfa (TNFα), indicado para várias doenças autoimunes, como artrite reumatoide e doença de Crohn. Embora seja útil em algumas condições inflamatórias, não é específico para o tipo de interleucina envolvido nas doenças autoinflamatórias em questão.

C - Ustequinumabe: Atua bloqueando a interleucina-12 (IL-12) e a interleucina-23 (IL-23), utilizado em psoríase e doença de Crohn. Similarmente a Guselcumabe, não é o mais indicado para doenças autoinflamatórias não controladas por corticoterapia.

E - Tanezumabe: Este medicamento é um anticorpo monoclonal que inibe o fator de crescimento nervoso (NGF), utilizado para alívio da dor em osteoartrite. Não tem relação com o tratamento de doenças autoinflamatórias.

Compreender os mecanismos de ação e as indicações específicas de cada medicamento é essencial para responder questões deste tipo em concursos públicos na área de Medicina.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo