De acordo com a interpretação do texto acima, assinale a al...
Leia com atenção o trecho da reportagem sobre o uso de protetor solar e responda a questão a seguir.
Apesar de ainda vermos alguns teimosos por aí, o protetor solar é figurinha carimbada das malas de quem vai passar as férias na praia ou vai curtir o sol do verão. Mas, com a chegada dos meses mais frios do ano, a história é outra. “Como no inverno não sentimos calor, as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o produto”, explica o dermatologista Marcus Maia, professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital paulista. O problema é que o perigo existe, sim, e a responsável por ele é a radiação UVA.
A encrenca com os raios UVA começa com a falta de informação: há certo desconhecimento sobre eles. Enquanto o UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia. “Antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo”, expõe o dermatologista Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
(Abril, Saúde - Faça chuva ou faça sol, use protetor solar, s/d)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
A) A falta de informação faz com que as pessoas usem filtro solar no inverno ? incorreto, faz com que as pessoas não usem filtro solar.
B) Mesmo não queimando, os raios UVA não são inofensivos ? incorreto, "o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo", ou seja, ele não é inofensivo, é somente um achismo.
C) Os raios UVB são predominantes no outono e no inverno ? incorreto, UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio [...].
D) Antes das 10 horas e depois das 17h não precisamos usar filtro solar ? incorreto, deve-se usar o dia todo.
E) Se não sentimos calor não precisamos usar filtro solar ? incorreto deve-se usar protetor tanto no inverno quanto no verão, Como no inverno não sentimos calor, as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o produto?, explica o dermatologista Marcus Maia, professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital paulista. O problema é que o perigo existe, sim, e a responsável por ele é a radiação UVA.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
" ... o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo”
GAB B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo