Segundo a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FAMEMA Prova: FGV - 2021 - FAMEMA - Nutrição |
Q1798346 Nutrição
Segundo a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, sobre o papel dos ácidos graxos Ômega-3 na prevenção e tratamento das alterações cardiovasculares, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca do papel dos ácidos graxos ômega-3 na prevenção e tratamento das alterações cardiovasculares, de acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.

Os ácidos graxos insaturados ômega-3 incluem o ácido docosaexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), sendo que os dois primeiros são de origem animal (peixes de águas frias e profundas) e o último de origem vegetal (linhaça, canola, soja). 

De acordo com a Diretriz, a indicação de ácidos graxos ômega-3 na terapia de prevenção de eventos cardiovasculares não está recomendada, pois metanálises recentes não confirmam os benefícios dessa terapia.

Portanto, a resposta correta é a LETRA A.

Gabarito do Professor: LETRA A.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2013) é uma diretriz desatualizada.

Na ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZ BRASILEIRA DE DISLIPIDEMIAS E PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE – 2017, O consumo ≥ 2 porções de peixes ricos em EPA e DHA por semana está associado à redução do risco cardiovascular entre indivíduos em prevenção primária e secundária (Grau de Recomendação I, Nível de Evidência A).

"Em regiões onde estão disponíveis peixes que são fonte de ômega 3, é recomendada a utilização de padrões alimentares saudáveis, que incluam, no mínimo, duas porções deles por semana, pelos efeitos benéficos em fatores de risco e pela redução de risco de desfechos em prevenção primária e secundária."

Fonte: ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZ BRASILEIRA DE DISLIPIDEMIAS E PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE – 2017, p. 21.

N

oh dó

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo