No livro “A transição do Feudalismo para o Capitalismo” o a...
No livro “A transição do Feudalismo para o Capitalismo” o autor Rodney Hilton escreve em seu artigo: “Capitalismo – O que representa esta palavra?”, algumas das ideias do sociólogo Karl Marx e de como ele entendia a palavra “Capitalismo primitivo”:
Acreditava ele que as instituições sociais e políticas, as ideias e conquistas de qualquer sociedade derivam realmente de seu modo de produção. A renda feudal paga pelo camponês ao terratenente, quer em trabalho, espécie ou dinheiro, é análoga a mais-valia que o capitalista tira do assalariado. A renda do solo no capitalismo não é a principal fonte de rendimentos da classe dominante. É apenas um superlucro extraído pelo terratenente do fazendeiro capitalista em virtude de seu monopólio de uma força da natureza, a terra. (HILTON, 1997).
A respeito da transição do Feudalismo para o Capitalismo, leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre a transição do Feudalismo para o Capitalismo. A alternativa correta, ou seja, a alternativa incorreta é a D. Vamos entender o porquê?
A questão aborda a transição do Feudalismo para o Capitalismo, um processo histórico complexo e multifacetado. Esse processo trouxe mudanças significativas nas estruturas sociais, econômicas e políticas da Europa.
Para compreender melhor, vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A: Podemos entender um dos motivos para essa transição à "crise feudal" nos séculos XIV e XV, que teve como característica o colapso da agricultura feudal em larga escala, das manufaturas e do comércio internacional, em decorrência de um declínio na população.
Essa alternativa está correta. Durante os séculos XIV e XV, a Europa enfrentou uma série de crises, incluindo a Peste Negra, que dizimou a população e levou ao colapso da agricultura feudal em larga escala, manufaturas e comércio internacional.
Alternativa B: A transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu, portanto, como um processo longo e nada uniforme. Sendo o efeito final a intensificação ao desenvolvimento desigual e divisão do mundo em dois setores: o "desenvolvido" e o "subdesenvolvido".
Essa alternativa está correta. A transição realmente foi um processo longo e desigual, resultando na divisão do mundo em setores desenvolvidos e subdesenvolvidos, característica marcante do capitalismo.
Alternativa C: Podemos entender que o sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV, pois em razão de fatores como a ascensão da burguesia; o fato da burguesia ter uma intensa movimentação comercial; a crise que se dava no campo e, as revoltas camponesas forçaram os senhores feudais e os burgueses a traçarem outras estratégias de desenvolvimento.
Também correta. A ascensão da burguesia, a intensa movimentação comercial, a crise no campo e as revoltas camponesas contribuíram significativamente para a crise do sistema feudal e a necessidade de novas estratégias de desenvolvimento.
Alternativa D: Com a reabertura do Mediterrâneo ao comércio cristão, foi se intensificando as relações entre o Ocidente e o Oriente, estimulando o desenvolvimento das atividades do campo. Desta forma, a cidade que estava em crise enfraqueceu a burguesia.
Essa alternativa está incorreta. A reabertura do Mediterrâneo ao comércio cristão realmente intensificou as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente, mas isso não enfraqueceu a burguesia. Pelo contrário, essa intensificação comercial fortaleceu a burguesia e contribuiu para o declínio do sistema feudal, beneficiando o desenvolvimento das cidades e o comércio urbano.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo