“A chegada do ChatGPT, o aplicativo que redige textos e expl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235315 Português
Leia o texto para responder a questão.

“ChatGPT usado por estudantes causa polêmica e muda métodos de ensino de redação A chegada do
ChatGPT, o aplicativo que redige textos e explica conceitos em frases simples, está mudando a forma de ensino nas universidades dos Estados Unidos. Uma reportagem do New York Times conta como os professores universitários estão enfrentando o problema dos alunos que recorrem ao chatbot para fazer suas redações.
A reportagem conta o caso ocorrido em fevereiro deste ano, quando o professor Antony Aumann, da Northern Michigan University, leu um texto de um aluno com parágrafos limpos, exemplos apropriados e argumentos rigorosos. Instantaneamente, um sinal de alarme disparou em sua cabeça. Aumann confrontou seu aluno para descobrir se ele havia escrito o ensaio. O aluno confessou ter usado o ChatGPT para redigir o trabalho escolar. Aumann ficou alarmado, e então decidiu mudar as aulas de redação para seus cursos neste semestre. Ele passou a exigir que os estudantes escrevam os primeiros rascunhos na sala de aula, usando navegadores que monitoram e restringem a atividade do computador. Nos rascunhos subsequentes, os alunos terão que explicar cada correção. O professor também planeja integrar o ChatGPT às aulas, onde pedirá aos alunos que avaliem as respostas do chatbot.
“Nas aulas, a dinâmica não será mais assim: ‘Aqui estão algumas perguntas e vamos falar sobre isso entre nós como seres humanos'”, disse ele. Agora, será assim: ‘O que esse robô alienígena pensa também?”
Em todo o país, professores universitários, chefes de departamento e administradores estão começando a reformar as aulas em resposta ao ChatGPT, o que poderia causar uma enorme mudança no ensino e na aprendizagem, segundo o NYT. Alguns professores estão redesenhando completamente seus cursos, fazendo mudanças como mais exames orais, trabalho em grupo e avaliações manuscritas em vez de digitadas." (Texto adaptado. Disponível em: https://oespecialista.com.br/chatgpt-educacao/).
“A chegada do ChatGPT, o aplicativo que redige textos e explica conceitos em frases simples, está mudando a forma de ensino nas universidades dos Estados Unidos.” Assinale a alternativa que classifica a função sintática da afirmação que está entre vírgulas no excerto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração.

Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos ou travessão.

Exemplos de aposto:

Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.

Gosto de tudo o que servem no restaurante: os peixes, as carnes e as sobremesas.

A Semana Santa de Sevilla, maior festa religiosa da Europa, é um dos eventos mais procurados pelos turistas na época das celebrações pascais.

Chico Buarque — um dos maiores compositores da música brasileira — lançou outra obra literária.

Tipos de aposto

Segundo a intenção do discurso, o aposto pode ser classificado em:

explicativo

distributivo

enumerativo

comparativo

resumidor ou recapitulativo

especificativo

aposto de oração

gab: C

Aposto é um termo usado para explicar, resumir, especificar algum outro termo.

 - Alguns tipos de aposto:

> Explicativo: O rapaz, filho do padeiro, saiu às pressas.

> Enumerativo: isso é o que eu preciso: férias, viagem, comida, diversão.

> Resumidor: férias, viagem, comida, diversão, tudo me dá saudade.

> Especificador: a vendedora Maria me atendeu muito bem.

Aposto explicativo sempre está entre vírgulas.

Na realidade é uma oração subordinada substantiva apositiva explicativa, pois tem o verbo redigir. De qualquer forma tem valor de aposto explicativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo