A partir da interpretação da letra da música acima assinale...
A música “Tocando em frente” de Almir Sater está escrita em primeira pessoa, ou seja, quem fala nessa letra é um “eu”. Sobre esse “eu”, que chamamos de “eu-lírico”, responda a questão, a seguir.
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Fonte: letras.mus.br
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA E
? Queremos uma alternativa incorreta:
A) O eu-lírico da letra compreende que é preciso caminhar mais lentamente pois já caminhou rápido demais ? correto, no passado andava rápido demais e hoje no presente ele anda devagar.
B) A letra da música trata de uma percepção individual de alguém sobre sua própria vida ? correto, traz o uso da primeira pessoa do singular indicando a subjetividade da canção.
C) O eu-lírico sente-se feliz por ter a certeza de que muito pouco sabe ? correto, um dos motivos de sua felicidade, desistiu de saber de tudo e ando calmo e reconhece que pouco sabe.
D) O eu-lírico prefere sorrir visto que já chorou demais ? correto, E levo esse sorriso Porque já chorei demais (=conjunção coordenativa explicativa, explica o porquê de ele levar um sorriso).
E) Ele sente-se mais forte por isso chora mais ? incorreto, o ato de chorar é um fato passado e a fortaleza do eu-lírico trata de um fato presente.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Na minha concepção a letra C também esta incorreta. Ele não está feliz por não saber muito pouco, está feliz por tudo que já passou, está feliz porque já chorou demais.
Tô igual o eu-lírico
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
As bancas deveriam usar mais vezes letras de músicas como essa, bem mais simples de compreender, e a gente lê com mais vontade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo