No que se refere às características discursivas e aos aspec...
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso a preposição “a”, em “Kahneman juntou-se a Killingsworth e Barbara Mellers” (primeiro período do último parágrafo), fosse substituída por com.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A preposição A tem valor semântico de companhia, trocando a preposição A pela preposição COM, o valor semântico não seria alterado, ainda daria ideia de companhia.
Analisando a questão, pode-se observar que o verbo, juntou, aceita ambos os complementos "a" e "com".
errei por pensar que se juntar a ( se juntou com pessoas que já estavam lá) e se juntou com, você estaria chegando junto com as outras pessoas no mesmo tempo
“Kahneman juntou-se a Killingsworth e Barbara Mellers”
Nessa questão eu acho que há um erro de paralelismo, pois o corrreto era para ser: “Kahneman juntou-se a Killingsworth e a Barbara Mellers” e a proposta da banca deveria seguir o mesmo raciocínio: “Kahneman juntou-se com Killingsworth e com Barbara Mellers”
Corrigam-me se estiver errado.
Errei por achar que o verbo juntar + com formaria um pleonasmo, e assim teria erro. =(
Na 'gramática da união', a expressão 'junto com' é um pleonasmo? O Professor Pasquale tira dúvida do ouvinte Guilherme Dias, de Berlim. Ele deseja saber se dizer 'junto com' é correto, visto que 'junto' já traz ideia de união. Segundo o linguista, isso é 'absolutamente possível', pois 'com' é uma preposição. Logo, 'liga junto a uma construção posterior'. Usar outra preposição, como 'junto a', também funciona.
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/390769/na-gramatica-da-uniao-expressao-junto-com-e-um-ple.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo