De acordo com as regras da gramática normativa da Língua ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072650 Português
De acordo com as regras da gramática normativa da Língua Portuguesa, sobre concordância verbal e nominal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Eu já não escuto rádio há muito tempo.

O tema central da questão é concordância verbal e nominal, que envolve o uso correto das formas verbais e nominais de acordo com as regras da gramática normativa da Língua Portuguesa. Para resolver essa questão, é necessário compreender como os verbos e substantivos se concordam em número e pessoa.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa E está correta porque a frase "Eu já não escuto rádio há muito tempo." apresenta a concordância verbal e nominal de forma adequada. O verbo "escuto" está na primeira pessoa do singular, concordando corretamente com o sujeito "Eu". Além disso, não há erros de concordância nominal na sentença.

Análise das alternativas incorretas:

A - Haviam dois anos que eu não reencontrava minha filha.

Erro:

O verbo "haver", no sentido de existir ou tempo decorrido, é impessoal, ou seja, não vai para o plural. A forma correta seria: "Havia dois anos que eu não reencontrava minha filha."

B - Os dois meninos errou na escolha da brincadeira.

Erro:

O verbo "errar" está no singular, mas deveria concordar com o sujeito plural "Os dois meninos". A forma correta é: "Os dois meninos erraram na escolha da brincadeira."

C - Tem muitas mentiras sendo ditas pela falta de informação das pessoas.

Erro:

O verbo "ter", quando indicar existência, deve estar na forma impessoal "têm" no plural, conforme o sujeito "mentiras" é plural. A forma correta seria: "Têm muitas mentiras sendo ditas pela falta de informação das pessoas."

D - O sucesso têm relação com parar de escutar a opinião de todos.

Erro:

O verbo "ter" está no plural ("têm"), mas deveria estar no singular para concordar com o sujeito singular "O sucesso". A forma correta é: "O sucesso tem relação com parar de escutar a opinião de todos."

Compreender as regras de concordância verbal e nominal é essencial para garantir a correção gramatical em textos escritos e falados. Pratique estas regras para melhorar sua compreensão e uso da língua portuguesa em situações formais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

A) Haviam dois anos que eu não reencontrava minha filha ? verbo "haver" marcando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, o correto é "havia" dois anos.

B) Os dois meninos errou na escolha da brincadeira ? sujeito simples com núcleo no plural "meninos", concordância deve ser feita no plural "erraram".

C) Tem muitas mentiras sendo ditas pela falta de informação das pessoas ? o quê tem sido ditas? Muitas mentiras (=o correto é "têm", está marcando a terceira pessoa do plural do presente do indicativo e concorda com o núcleo do sujeito "mentiras").

D) O sucesso têm relação com parar de escutar a opinião de todos ? sujeito simples com núcleo no singular, o correto é "tem".

E) Eu já não escuto rádio muito tempo ? correto, verbo "haver" indicando ideia de tempo decorrido, está corretamente flexionado no singular.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Gabarito E

a) Haviam (Havia) dois anos que eu não reencontrava minha filha. ⇢ Verbo "haver" no sentido de existir é impessoal. Portando, o correto é "havia".

b) Os dois meninos errou (erraram) na escolha da brincadeira. ⇢ O  verbo deve flexionar-se no plural para concordar com "meninos".

c) Tem (Têm) muitas mentiras sendo ditas pela falta de informação das pessoas.⇢ Verbo "ter" deve concordar com sujeito "muitas mentiras".

d) O sucesso têm (tem) relação com parar de escutar a opinião de todos. ⇢ "tem" deve concordar com núcleo do sujeito "O sucesso" (singular).

e) Eu já não escuto rádio há muito tempo. gabarito

No meu entendimento, a alternativa "c" está certa, pois o verbo "ter" está sendo usado de forma impessoal, podendo ser substituído pelo ver "há", também impessoal. O verbo "ter" nesse caso não possui sujeito.
  • verbo haver é impessoal no sentido de existir-ocorrer-acontecer-tempo
  • têm = plural / tem = singular

Haviam dois anos que eu não reencontrava minha filha.

Os dois meninos errou na escolha da brincadeira.

Tem muitas mentiras sendo ditas pela falta de informação das pessoas.

O sucesso têm relação com parar de escutar a opinião de todos.

Eu já não escuto rádio há muito tempo.

O verbo Haver no sentido de F.E.R.A é INVARIÁVEL.

  • FAZER.
  • EXISTIR.
  • REALIZAR.
  • ACONTECER.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo