Considere as seguintes afirmações sobre o uso de aspas no t...
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Adaptado de: MORENO, C. Despiorando. Disponível em:
<https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/claudio-moreno/noticia/2021/06/despiorandockq02tsi8009g018mm40z3cho.html>. Acesso em: 26 nov. 2021.
I - As aspas presentes em “Antes de enriquecer o país, é preciso desempobrecer o seu povo” (l. 41-43) indicam o discurso de um locutor distinto do autor do texto.
II - As aspas em “fazer retroceder as melhorias que se vinham processando” (l. 52-53) indicam uma citação.
III - As aspas em “Trás um bom rei, que melhorou a fortuna, os costumes e as artes de sua nação, sucede outro, desleixado, o desmelhorador de tudo isso” (l. 55-58) indicam discurso indireto.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
l - As aspas presentes em “Antes de enriquecer o país, é preciso desempobrecer o seu povo” (l. 41-43) indicam o discurso de um locutor distinto do autor do texto.
II - As aspas em “fazer retroceder as melhorias que se vinham processando” (l. 52-53) indicam uma citação.
III - As aspas em “Trás um bom rei, que melhorou a fortuna, os costumes e as artes de sua nação, sucede outro, desleixado, o desmelhorador de tudo isso” (l. 55-58) indicam discurso indireto.
Indicam discurso direto.
Discurso indireto não tem sinais gráficos como aspas ("), dois pontos (:) ou travessão (-), possui verbo declarativo (elocutivo) e uma conjunção integrante seguida de uma oração subordinada substantiva.
GAB D
O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Exemplos de discurso indireto (CITAÇÃO INDIRETA)
O desconhecido perguntou que horas eram.
Foi então que ele disse que estava cansado de tanta confusão.
Todos os dias minha mãe me dizia que ficasse atenta e não fizesse bagunça nas aulas.
-3ª PESSOAS, SEM PONTUAÇÃO
O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens. A voz das personagens é inserida na narrativa, sem que haja participação do narrador. Assim, permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso.
Exemplos de discurso direto (CITAÇÃO DIRETA)
O desconhecido perguntou:
— Que horas são, por favor?
Foi então que ele disse:
— Estou cansado de tanta confusão!
Todos os dias minha mãe me dizia: “Fique atenta e não faça bagunça nas aulas”.
-TEM ASPAS, TRAVESSÃO, DOIS PONTOS...
O que é o discurso indireto livre?
O discurso indireto livre se distingue do discurso indireto porque nele ocorre a introdução das falas exatas da personagem no meio da narração sem qualquer indício da mudança da voz do narrador para a voz da personagem.
Discurso indireto: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá, mas disse que ia para a faculdade depois do almoço. Ela sabia que tinha de cumprir com suas obrigações.
Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço. Ela sabia que tinha de cumprir com suas obrigações.
-DIZ FALA DO PERSONAGEM SEM DISTINÇÃO DA FALA DO NARRADOR
https://www.normaculta.com.br/discurso-indireto/
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Discurso direto
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
Esse tipo de discurso normalmente utiliza verbos de elocução, que apresentam relação com o verbo "dizer" como falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros.
Exemplos:
• Na cerimônia de colação de grau, os formandos em Direito disseram: "Prometo cumprir meus deveres e defender com firmeza e honestidade."
• Da sala do juiz, todos ouviram o réu dizer: "Sou inocente, juro!".
Discurso Indireto
No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras.
É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.
Exemplos:
• Na cerimônia de colação de grau, os formandos em Direito disseram que vão cumprir seus deveres defender com firmeza e honestidade.
• Da sala do juiz, todos ouviram o réu jurar que era inocente.
FONTE:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/discurso-direto-indireto-e-indireto-livre
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo