De acordo com BOCK, TEIXEIRA e FURTADO (2011) a Psicologia n...
De acordo com BOCK, TEIXEIRA e FURTADO (2011) a Psicologia nasce a partir de variadas matrizes de conhecimentos que hoje chamamos de linhas ou correntes de pensamento. As mais importantes são a Gestalt, a Psicanálise, o Behaviorismo e a Psicologia Histórico-Cultural.
Assim, assinale a alternativa abaixo que caracteriza esta última corrente.
Gabarito comentado
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Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes Trassi Teixeira e Odair Furtado, em seu livro Psicologia Fácil, edição de 2001, afirmam que a Psicologia Histórico-Cultural surgiu na Rússia por volta de 1920, e um de seus criadores foi Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934). Apesar de sua formação em Direito, dedicou-se a ministrar aulas no Colégio Pedagógico e a preparar sua primeira publicação de peso, intitulada Psicologia pedagógica.
A psicologia Histórico-Cultural parte de duas premissas importantes: a filogenética e a ontogenética. No primeiro caso, baseada na visão marxista da constituição do ser humano, considera que o trabalho (como atividade produtiva) foi o elemento central na nossa humanização. Foi a partir da elaboração das primeiras e primitivas ferramentas de pedra lascada que foi possível gerar os primeiros elementos da consciência humana e os primeiros sinais com características simbólicas. Isso significa dizer que passamos a compreender uns aos outros, e para tanto nos utilizamos da linguagem. Essa premissa nos permite deduzir que a construção da consciência e da linguagem se dá de fora para dentro.
A condição filogenética, segundo Vigotski, irá se reproduzir ontogeneticamente, no desenvolvimento do indivíduo. Uma criança, ao nascer, irá se apropriar dos elementos da cultura humana, do ponto de vista da cultura particular do lugar onde nasceu (país, língua materna, costumes, etc.), na relação com os adultos e mesmo com outras crianças que a rodeiam. Assim, ela repetirá as condições da filogênese humana no seu próprio desenvolvimento. A apropriação da linguagem, por exemplo, se dará a partir do gesto aleatório caminhando para o gesto significativo. Quando um bebê balbucia o fonema “ma", o faz porque se trata de uma vocalização simples que exige pouca movimentação do aparelho fonador (língua, cordas vocais, músculos da garganta e da boca). Se a expressão é realizada no momento da mamadeira, os pais certamente dirão: “Que lindo, o bebê está falando MAMÁ!" Com isso, atribuem significado ao objeto mamadeira. Se a expressão é dita quando o bebê está olhando para sua mãe, o significado atribuído será o de mamãe. Esse é o momento crucial de aquisição da linguagem, e é como se a criança reproduzisse o gesto que nossa espécie realizou na sua humanização: o gesto de reter o instrumento de pedra transformando-o em instrumento de trabalho.
Essa relação entre a base filogenética e a ontogenética permite a Vigotski considerar que o psiquismo humano está estruturado a partir da consciência e da atividade concreta no mundo. Que o pensamento (elemento básico do psiquismo) se expressa por meio da linguagem e que a linguagem é o elemento de mediação entre o ser humano e o mundo e a condição básica para a relação com outro ser humano. Desse modo, a linguagem “dobra" o mundo existente (o mundo percebido) criando um mundo interno. Mas esse mundo interno não é uma imagem espelhada do mundo, e sim um processo de abstração e generalização. Esse processo permite o trânsito do reflexo sensorial para a construção de um mundo racional e garante o controle do nosso comportamento, do nosso modo de agir no mundo e o próprio controle da natureza. É o que nos separa dos outros seres do mundo animal. É o que torna o ser humano um ser criativo.GABARITO: A
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Comentários
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Achei esta justificativa para a resposta do gabarito:
"Pensamento e linguagem são uma unidade que, na sua forma mais simples, é representada pelo significado da palavra. O significado de cada palavra é uma generalização ou um conceito. E, como as generalizações e os conceitos são inegavelmente atos de pensamento, podemos considerar o significado como um fenômeno do pensamento. (Oliveira, 1997, p. 48). É a qualidade das interações culturais disponíveis no meio que irá determinar a forma de pensar ao longo do desenvolvimento do ser humano. A linguagem, a palavra e o significado não são únicos, nem universais, sendo o produto das interações sociais em cada momento histórico.
Da mesma forma que a linguagem, a atividade humana se desenvolve nas relações sociais. Os estudos da atividade humana desenvolvidos por Leontiev (1978, 1989) são desdobramentos dos postulados básicos de Vygotsky."
Para leitura na íntegra, segue o link:
A) Psicologia Histórico Cultural
"A linguagem é instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Permite a representação não só da realidade imediata, mas das mediações que ocorrem na relação do homem com essa realidade. Assim, a linguagem apreende e materializa o mundo de significações, que é construído no processo social e histórico. Quando se apropria da linguagem enquanto instrumento, o indivíduo tem acesso a um mundo de significações historicamente produzido. Além disso, a linguagem também é instrumento de mediação na apropriação de outros instrumentos. Por isso, quando se torna indivíduo — o que só ocorre socialmente — o homem apropria-se de todos os significados sociais. Mas, por ser ativo, também atribui significados, ou seja, apropria-se da história, apreende o [pg. 91] mundo, atribuindo-lhe um sentido pessoal construído a partir de sua atividade, de suas relações e dos significados aprendidos".
B) Gestalt
C) Psicanálise
D) Behaviorismo
E) Behaviorismo
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