Uma das responsabilidades do sistema operacional é usar o ha...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
O tema abordado na questão é o escalonamento de discos, que é uma técnica utilizada pelos sistemas operacionais para gerenciar de forma eficiente as requisições de acesso ao disco. Em um sistema de multiprogramação, onde há muitos processos concorrendo por acesso ao disco, é essencial utilizar algoritmos que melhorem o tempo de acesso e a largura de banda do disco.
Os algoritmos de escalonamento de disco são responsáveis por decidir a ordem em que as requisições de leitura e escrita no disco serão atendidas. Os principais objetivos desses algoritmos são minimizar o tempo de busca e maximizar a eficiência do disco.
A alternativa A está correta porque inclui três dos algoritmos mais conhecidos e utilizados para escalonamento de discos:
- SCAN: Este algoritmo também é conhecido como elevador, pois o cabeçote do disco se move de um extremo ao outro, atendendo às requisições conforme se desloca. Quando chega a uma extremidade, inverte a direção e continua atendendo às requisições.
- LOOK: Semelhante ao SCAN, mas a diferença é que o cabeçote só se move até o último pedido em cada direção antes de inverter o movimento, evitando deslocamentos desnecessários até as extremidades do disco.
- FCFS (First-Come, First-Served): Atende as requisições na ordem em que chegam, sem priorizar nenhuma delas, o que pode causar tempos de espera elevados em casos de requisições em locais distantes do disco.
As outras alternativas incluem algoritmos que não são tipicamente usados para escalonamento de discos ou misturam algoritmos de escalonamento de discos com outros tipos de algoritmos, como escalonamento de CPU (por exemplo, RR - Round-Robin), o que mostra que não são a escolha correta para esta questão.
Se precisar de mais alguma coisa, estarei à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
SSTF (Shortest Seek Time First): seleciona a requisição com o menor tempo de seek em relação a posição atual do cabeçote de leitura/escrita.
SCAN (algoritmo do elevador): atende requisições em uma direção preferencial. Muda de direção ao atingir os cilindros mais interno ou mais externo. Definição da direção preferencial (fixa ou em base na fila → critério SSTF).
C-SCAN: variação do algoritmo de SCAN. Procedimento é idêntico ao do algoritmo SCAN porém as requisições são atendidas apenas em um sentido da varredura. Compensar o fato que, se a leitura ocorresse nos dois sentidos da varredura, os setores próximo ao centro seriam acessados em um tempo médio menor. Ao final da varredura o cabeçote é reposicionado no início do disco. Fornece uma visão lógica onde o disco é tratado como uma fila circular.
C-LOOK: semelhante ao C-SCAN, mas não necessita esperar até chegar ao extremo do disco.
Fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/sisop1/aula21.disk.pdf
Os discos utilizam algoritmos de escalonamento para decidirem a ordem de acesso a um dado. O acesso a um disco implica em localizar o cilíndro, trilha e o setor, no qual aquele dado pertence. O desempenho do disco (isto é, o tempo de acesso total) dependende de três fatores: (i) tempo de busca, tempo para posicionar a cabeça do disco na trilha correta; (ii) tempo de latência de rotação, tempo para atingir o início do setor a ser lido/escrito; e (iii) o tempo de transferência, tempo de leitura/escrita efetiva do dado.
Entre os principais algoritmos de escalonamento de discos pode ser citados o First-Come First-Served (FCFS), o posicionamento mais curto primeiro (SSF), o elevador (Scan). Este último possui algumas variações com C-Scan e C-Look.
Letra A.
FIFO, RR, STF e Prioridade são algoritmos utilizados no Gerenciamento de Processos.
Para o gerenciamento de discos, são utilizados especificamente os abaixo:
Fisrt Come Fisrt Server (FCFS): primeiro a chegar é o primeiro a ser atendido.
- Os pedidos são atendidos na ordem em que são gerados pelas tarefas, sua implementação é simples, mas não oferece um bom desempenho.
Shortest Seek-Time First (SSTF): os acessos a disco são ordenados conforme sua distância relativa, ou seja, primeiro são atendidos os pedidos mais próximos à posição atual da cabeça de leitura do disco.
- Reduz o tempo de busca e pode gerar starvation.
Varredura, SCAN ou algoritmo do elevador: atende requisições em uma direção preferencial e muda de direção ao atingir um extremo.
- Oferece bom tempo de resposta e rendimento semelhante ao SSTF.
- não gera starvation.
B = RR não é para discos
C = STF não é para discos
D = FIFO não é para discos
E = Nenhum aqui é para discos.
GABARITO A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo