A respeito da organização político-administrativa do Estado,...
As regras constitucionais de cumulação de vencimentos no setor público são igualmente obrigatórias nos estados e municípios da Federação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O artigo 37 da Constituição Federal estabelece as normas para a administração pública, que abrange a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Esse artigo determina a obediência a princípios fundamentais tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
De forma específica, o inciso XVI trata da acumulação de cargos públicos, sendo esta vedada, ou seja, proibida. Contudo, existe uma exceção para a regra: é permitida a acumulação quando há compatibilidade de horários, respeitando as exigências previstas no inciso XI.
É importante destacar que essas regras se aplicam a todos os níveis da federação, incluindo Estados e Municípios. Assim, a afirmação que as regras constitucionais de cumulação de vencimentos são obrigatórias em todos os estados e municípios é correta.
Gabarito da questão: C - certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fone - http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/30549/remuneracao-do-servidor-e-acumulacao-de-cargos
CF/88, art. 37
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:
a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
Gabarito: correto.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.
(CESPE AJAA TJ ES 2011) A proibição de acumular cargos, empregos ou funções não atinge os empregados de sociedades de economia mista, já que estas são regidas pelas regras de direito privado. E
(CESPE PROCURADOR TCE ES 2009) As regras constitucionais de cumulação de vencimentos no setor público escapam da observância obrigatória pelos estados-membros e municípios. E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo