A respeito do regime jurídico-administrativo do direito adm...
Segundo o princípio da indisponibilidade do interesse público, a administração pública não tem a livre disposição dos bens e interesses públicos confiados à sua guarda e realização.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O administrador deve gerir os bens, serviços e interesses coletivos conforme ordenado pela lei, uma vez que o agente público é apenas gestor da coisa pública, mero preposto, devendo atuar baseado na vontade da lei – que é a vontade geral e coletiva.
complementando..
INDISPONIBILIDADE DO SERVIÇO PUBLICO: A adm. Não pode dispor (abrir mão) do interesse púb. A adm. Mero gestor da coisa alheia atua conforme a lei manda e possui um poder e dever de agir como tbm Deveres e restrições.
STF: Não impede que administração possa celebrar: acordos/convenções
Inalienáveis e Indisponíveis: Os direitos não podem ser renunciados ou transferidos pelos administradores.
Função do Administrador Público: Atuar de forma vinculada à legalidade e ao interesse público.
Macete: INdisponibilidade do INteresse Público. INalienabilidade → Os direitos São INtransferíveis, Inegociáveis
INTERESSE PÚBLICO. Primario: Interesses direto do povo--Secundario: Interesses patrimoniais do Estado. Interesse primário prevalece
O princípio da indisponibilidade do interesse público decorre do fato de que os bens e interesses públicos não pertencem ao administrador, mas à coletividade. Por isso, o administrador público não pode dispor desses bens ou interesses sem respaldo legal, sendo necessário sempre atuar com base na lei. Esse princípio limita a liberdade de atuação do administrador, exigindo que todas as transações e atos administrativos sejam previamente autorizados por normas legais.
- Princípio da indisponibilidade do interesse público
>O administrador é mero gestor da coisa pública
A indisponibilidade do interesse público representa as restrições na atuação da Administração. Essas limitações decorrem do fato de que a Administração não é proprietária da coisa pública, não é proprietária do patrimônio público, tampouco titular do interesse público. Estes pertencem ao povo! A indisponibilidade representa, pois, a defesa dos interesses dos administrados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo