A placa-mãe é responsável pela comunicação entre os componen...
A placa-mãe é responsável pela comunicação entre os componentes do computador. Sobre ela analise:
I. Como atualmente a maior parte dos dispositivos do micro são componentes onboard na placa-mãe, os fabricantes de placas acabaram tornando-se a principal fonte de drivers.
II. O componente básico da placa-mãe é o PCB, a placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes. Embora apenas duas faces sejam visíveis, o PCB da placa-mãe é composto por um total de 40 a 100 placas.
III. A maior parte dos componentes da placa, incluindo os resistores, MOSFETs e chips em geral utilizam solda de superfície, por isso é muito fácil substituí-los manualmente, basta saber quais são os componentes defeituosos.
IV. Os menores componentes da placa são os resistores e os capacitores cerâmicos. Eles são muito pequenos, medindo pouco menos de um milímetro quadrado e por isso são instalados de forma automatizada e com grande precisão.
Está correto o que se afirma APENAS em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - I e IV.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta:
O Item I é verdadeiro pois é comum que dispositivos como vídeo, áudio e rede estejam integrados na placa-mãe (dispositivos onboard), e cada fabricante oferece os drivers, que são os programas necessários para que o sistema operacional possa se comunicar e gerenciar esses dispositivos de hardware de forma eficiente.
O Item IV também é verdadeiro e destaca a miniaturização dos componentes eletrônicos, como resistores e capacitores cerâmicos, que são de fato muito pequenos e precisam ser montados com equipamentos de alta precisão, o que é feito de maneira automatizada nas linhas de produção de placas-mãe.
Vamos aos itens incorretos para entender o contexto:
O Item II contém uma informação incorreta. O PCB (Printed Circuit Board ou Placa de Circuito Impresso) é composto por várias camadas, mas não chega ao número citado de 40 a 100 placas. Geralmente, as placas-mãe têm entre 4 e 8 camadas.
O Item III é incorreto porque, embora seja verdade que muitos componentes usam solda de superfície, substituí-los manualmente não é uma tarefa fácil. Isso requer habilidades especializadas em soldagem, equipamentos adequados e muitas vezes pode ser inviável ou economicamente desaconselhável reparar a placa-mãe dessa maneira.
Compreendendo esses pontos, podemos confirmar que a alternativa C - I e IV é a correta, pois apresenta afirmações verdadeiras a respeito da placa-mãe e sua composição, bem como sobre a questão dos dispositivos integrados e a precisão necessária na montagem de seus minúsculos componentes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Copy and Paste Foundation
PCB é abreviação de "Printed circuit board", ou seja, placa de circuito impresso.
O PCB é o componente básico da placa-mãe é o PCB, a placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes. Embora apenas duas faces sejam visíveis, o PCB da placa-mãe é composto por um total de 4 a 10 placas (totalizando de 8 a 20 faces!). Cada uma das placas possui parte das trilhas necessárias, e elas são unidas através de pontos de solda estrategicamente posicionados. Ou seja, embora depois de unidas elas aparentem ser uma única placa, temos na verdade um sanduíche de várias placas.
Como o PCB é um dos componentes de mais baixa tecnologia, é comum que a produção seja terceirizada para países como a China, onde a mão de obra é mais barata. É por isso que muitas placas-mãe possuem um "made in China" decalcado em algum lugar da placa, mesmo que as demais etapas de produção tenham sido realizadas em outro lugar.
A maior parte dos componentes da placa, incluindo os resistores, MOSFETs e chips em geral utilizam solda de superfície, por isso é muito difícil substituí-los manualmente, mesmo que você saiba quais são os componentes defeituosos.
http://www.hardware.com.br/termos/pcb
Nada há ver essa alternativa.
BLOCO DE CONTROLE DO PROCESSO (PCB)- na criação de um processo, o sistema operacional cria uma estrutura
chamada de Bloco de Controle do Processo (PCB – Process Control Block) responsável por gerenciar todos os contextos do processo (hardware, software e endereços do programa). o PCB armazen:
1- Nome do processo e/ou número do processo
2- Ponteiros.
3- Estado do processo.
4- Prioridade.
5- Registradores.
6- Limites de memória.
7- Listas de arquivos abertos.
O PCB é armazenado em uma área de memória reservada de acesso exclusivo do sistema operacional, é possível limitar a quantidade de processos que podem ser executados no sistema operacional, limitando o tamanho dessa área de memória
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo