Quanto ao trecho “Recentemente levantou-se a possibilidade d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250344 Português
Leia o texto para responder à questão.

        Não, este texto não foi escrito com a ajuda de robôs. E espero que a evolução nunca chegue a este ponto. A capacidade de processar um volume inimaginável de dados certamente poderá ajudar o jornalismo e diversas outras profissões. Mas é necessário seguir respeitando limites éticos, que também precisarão evoluir ao lado da tecnologia.
        É preciso que reencontremos a humanidade que há em nós ou aprender a desenvolvê-la. Recentemente levantou- -se a possibilidade do uso da inteligência artificial para ajudar médicos a darem más notícias a seus pacientes com mais empatia. O robô nada mais fez do que simplificar a linguagem usada e garantir conexão com aquele que a recebia.
        Por aqui, temos iniciado uma cruzada em busca de um médico de família que possa nos acompanhar com olhar holístico. Tem sido um desafio, mas também uma lição. A primeira delas é a de que, em qualquer profissão ou lugar que se ocupe, é sempre importante se colocar no lugar do outro e ouvir com dedicação e de forma atenta. Essa habilidade robô nenhum é capaz de copiar.

(Mariana Niederauer. O robô e nós mesmos. www.correiobraziliense.com.br, 05.07.2023. Adaptado)
Quanto ao trecho “Recentemente levantou-se a possibilidade do uso da inteligência artificial para ajudar médicos a darem más notícias a seus pacientes com mais empatia”, assinale a alternativa em que se faz afirmação correta em relação à expressão destacada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em interpretação textual. Vejamos:


Quanto ao trecho “Recentemente levantou-se a possibilidade do uso da inteligência artificial para ajudar médicos a darem más notícias a seus pacientes COM MAIS EMPATIA", assinale a alternativa em que se faz afirmação correta em relação à expressão destacada.



A) Incorreta.


Não ressalta as qualidades esperadas de médicos que não são capazes de dar más notícias. A expressão "COM MAIS EMPATIA" está relacionada à possibilidade de usar inteligência artificial para melhorar a forma como os médicos transmitem más notícias, enfatizando a empatia.


B) Incorreta.


A expressão "COM MAIS EMPATIA" não se refere às habilidades dos pacientes, mas sim às habilidades dos médicos ao comunicarem más notícias.


C) Correta.


A expressão "COM MAIS EMPATIA" designa o modo de dar as notícias (com empatia) e também pode ser interpretada como uma restrição ao tipo de paciente que as recebe, indicando que a aplicação de inteligência artificial pode ser especialmente benéfica ao lidar com pacientes que precisam de uma abordagem mais empática.


D) Correta.


A expressão "COM MAIS EMPATIA" especifica a maneira pela qual a inteligência artificial pode ajudar os médicos a darem más notícias, ou seja, melhorando a empatia na comunicação.


A expressão "COM MAIS EMPATIA" destaca que a inteligência artificial está sendo utilizada para melhorar a empatia na comunicação de más notícias. Isso implica que a IA não está simplesmente ajudando os médicos de qualquer maneira, mas está focada em aprimorar um aspecto específico da comunicação, que é a empatia. Isso pode envolver a utilização de algoritmos, análise de linguagem natural, reconhecimento de emoções ou outras técnicas para tornar a comunicação mais sensível e compassiva.


E) Incorreta.


A expressão "COM MAIS EMPATIA" não sugere que a inteligência artificial supera os médicos no atendimento aos pacientes, mas sim que pode ser uma ferramenta para melhorar a empatia na comunicação de más notícias.




Eu consigo ver tanto a expressão C como a D corretas. No entanto, a banca examinadora ver apenas a C.



Gabarito da banca: C

Gabarito do monitor: Nulo por apresentar duas respostas possíveis.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Que questaozinha cabulosa!

C

O robô nada mais fez do que simplificar a linguagem usada ( para ajudar o médico)e garantir conexão com aquele que a recebia.( os familiares ou o próprio paciente)

Gab C

Tanto designa o modo de dar as notícias( para o médico dar as notícias) quanto restringe o tipo de paciente que as recebe.

Tomei um susto ao errar e um maior ainda ao olhar ás estatísticas. Sigamos ♥

eles colocam o gabarito que querem

Entendi a questão da seguinte forma:

C) "Tanto designa o modo de dar as notícias ("com mais empatia") quanto restringe o tipo de paciente que as recebe (não quaisquer pacientes, mas aqueles que recebem "más notícias").'

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo