Os filtros de linha, nobreaks e outros dispositivos de prote...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E, que afirma: "a capacidade de um nobreak é quase sempre informada em VA (Volt-Ampère) e não em watts."
Vamos entender melhor por que essa afirmação é verdadeira. A capacidade de um nobreak, ou UPS (Uninterruptible Power Supply), é frequentemente expressa em Volt-Ampère (VA), que é uma unidade de medida de potência aparente em um sistema elétrico. Essa medida considera tanto a potência real, que realiza trabalho e é medida em watts, quanto a potência reativa, que é necessária para criar e manter os campos magnéticos em motores e indutores, mas não realiza trabalho efetivo. Em sistemas de energia elétrica onde há uma carga não-linear, como é o caso de muitos equipamentos eletrônicos, a potência real e a potência aparente não são iguais devido ao fator de potência, que é o cosseno do ângulo de fase entre a corrente e a tensão.
Isso é relevante em nobreaks porque eles devem ser capazes de fornecer energia suficiente tanto para a carga real quanto para compensar quaisquer componentes reativos presentes. Portanto, a medida em VA dá uma noção mais completa da capacidade do dispositivo de lidar com as exigências totais de energia dos equipamentos a ele conectados.
É importante ressaltar que as outras alternativas contêm informações incorretas:
- A alternativa A sugere um uso redundante e, geralmente, não recomendado de proteção elétrica.
- A alternativa B descreve de forma errada a função dos fusíveis, que são dispositivos passivos de segurança e não direcionam corrente ativamente.
- A alternativa C confunde a função de um estabilizador, que não provê energia em caso de falta dela, mas sim mantém a tensão estável.
- A alternativa D está incorreta ao classificar os nobreaks online como standby, quando, na verdade, eles fornecem energia ininterrupta sem atraso inserido pelo inversor.
Portanto, a capacidade de um nobreak sendo expressa em VA é uma forma de garantir que haja potência suficiente para atender a demanda dos equipamentos conectados, inclusive lidando com eventuais perdas de energia reativa, o que justifica a corretude da alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
VAs, Watts, fator de potência e PFC
Ao comprar um nobreak (ou um estabilizador), a capacidade é quase sempre informada em VA (Volt-Ampere) e não em watts. Em teoria, um nobreak de 600 VA seria capaz de suportar uma carga de 600 watts, mas na prática ele acaba mal conseguindo manter um PC que consome 400. Se você realmente ligasse um PC que consumisse 600 watts, ele desligaria (ou queimaria!) quase que instantaneamente.
Essa diferença ocorre por que a capacidade em VA é igual ao fornecimento em watts apenas em situações onde são ligados dispositivos com carga 100% resistiva, como é o caso de lâmpadas incandescentes e aquecedores. Sempre que são incluídos componentes indutivos ou capacitivos, como no caso dos PCs e aparelhos eletrônicos em geral, a capacidade em watts é calculada multiplicando a capacidade em VA pelo fator de potência da carga, sendo que a maioria das fontes de alimentação trabalha com fator de potência de 0.65 ou 0.7.
Isso significa que um estabilizador de 600 VA suportaria, em teoria, um PC que consumisse 400 watts, utilizando uma fonte de alimentação com fator de potência de 0.65, por exemplo.
Como é sempre bom trabalhar com uma boa margem de segurança, uma boa regra para calcular a capacidade "real" em watts é dividir a capacidade em VA por 2. Assim, um nobreak de 600 VA suportaria um PC com consumo total de 300 watts com uma boa margem.
É importante não confundir "fator de potência" com "eficiência", que é outra coisa completamente diferente. O fator de potência é simplesmente a diferença entre o consumo aparente (medido em VA) e o consumo real (medido em watts), enquanto a eficiência indica a percentagem de energia que é desperdiçada pela fonte na forma de calor. Uma fonte com eficiência de 66% desperdiça 1 watt de energia para cada 2 watts consumidos pelo PC, enquanto uma fonte com 80% de eficiência desperdiça apenas 1 watts para cada 4 watts consumidos.
e-
os no-breaks off-line interrompem a energia do microcomputador por pouco tempo (milisegundos) no caso de falta de energia da rede elétrica.
os no-breaks on-line não proporcionam atraso da bateria para a alimentação do microcomputador quando da falta de energia elétrica da rede.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo