Paciente masculino de 33 anos chega a consultório devido a e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3127233 Psiquiatria
Paciente masculino de 33 anos chega a consultório devido a estar experimentando crises agudas de ansiedade com características panicosas (taquicardia, sudorese, tremores, lipotimia, sensação iminente de morte, falta de ar e sensação opressora no peito) e que, mesmo depois de instituído o tratamento com o escitalopram 10mg ao dia, ainda tem média de uma crise por semana. Nesta consulta, ele também traz um fato novo, descrito por ele abaixo:

“Doutor, no momento que eu estou na crise, começo a desconhecer o lugar onde eu estou, mesmo quando a crise é em casa, os móveis da casa, chego a não reconhecer nem minha esposa e nem meu filho, fico com uma sensação angustiante e desejando sair dali, como se tudo estivesse distante, até que começa a diminuir aos pouquinhos, depois que me medico com o Rivotril sublingual que o senhor passou, e aí volto ao normal”.

Nesta descrição, vemos uma alteração bastante comum encontrada em momentos de crise de pânico, chamada de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que aborda um tema importante em Psiquiatria Clínica. O foco aqui é entender os sintomas relatados pelo paciente durante uma crise de pânico e identificar a alteração específica que ele está experimentando.

Alternativa Correta: A - Desrealização

A descrição do paciente indica que, durante uma crise de pânico, ele experimenta uma sensação de desconexão com o ambiente, não reconhecendo lugares familiares e pessoas próximas, como sua esposa e filho. Isso é característico da desrealização, onde o indivíduo sente que o mundo ao seu redor é irreal ou estranho. Este sintoma é comum em crises de pânico e transtornos de ansiedade.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Despersonalização: Esta se refere a uma sensação de dissociação de si mesmo, como se a pessoa estivesse observando a si mesma de fora do corpo ou como se não tivesse controle sobre suas ações. Embora semelhante, a despersonalização foca mais no eu do que no ambiente ao redor, o que não é o caso aqui.

C - Desintegração: Este termo não é amplamente utilizado na psiquiatria para descrever sintomas de crises de pânico e pode se referir a uma sensação de perda de unidade ou coesão da personalidade, o que não foi descrito pelo paciente.

D - Cenesiopatia: Refere-se a sensações corporais anormais, frequentemente observadas em alguns transtornos psicóticos, mas não está relacionado à percepção do ambiente como irreal.

E - Personificação Desajustada: Este termo não é um diagnóstico ou sintoma reconhecido na psiquiatria clínica convencional, tornando-o inaplicável à situação descrita.

Portanto, a opção que melhor descreve o sintoma do paciente é a desrealização, a alternativa A. É fundamental distinguir entre essas condições para um diagnóstico e tratamento corretos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo