Dentre as opções abaixo, marque a que um critério de Delphi ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a identificação dos critérios de diagnóstico para a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), uma condição rara, mas potencialmente fatal, associada ao uso de medicamentos antipsicóticos. Para responder a essa pergunta corretamente, é fundamental ter conhecimento sobre os sintomas e critérios diagnósticos da SNM, assim como do uso de medicamentos dopaminérgicos e antipsicóticos.
A alternativa correta é a letra C: "exposição recente a agonista dopaminérgico". Isso se refere ao uso recente de drogas que aumentam a atividade dopaminérgica, um fator que pode estar envolvido no desenvolvimento da SNM. Esse critério é relevante para o diagnóstico, pois a SNM geralmente ocorre após a introdução ou aumento da dose de antipsicóticos, ou ainda pela retirada abrupta de medicamentos dopaminérgicos.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - CPK diminuída em duas vezes os valores normais. O correto em relação à SNM é o aumento significativo da CPK (Creatina Fosfoquinase), geralmente mais de quatro vezes o valor normal. Isso ocorre devido ao dano muscular, um dos sinais da síndrome.
B - Flacidez muscular. Na verdade, a SNM é caracterizada por rigidez muscular intensa, não flacidez, o que ocorre devido à disfunção neuromuscular.
D - Hipertermia > 38°C em pelo menos dois momentos distintos. Embora a febre seja um sintoma clássico da SNM, a simples presença de febre não é suficiente como critério exclusivo, sendo necessário considerá-la em conjunto com outros sintomas, como rigidez muscular e alterações autonômicas.
E - Retirada de antagonistas dopaminérgicos. A SNM está frequentemente associada à introdução de antagonistas dopaminérgicos, não à sua retirada. A retirada abrupta de agonistas dopaminérgicos pode levar à SNM, mas não a retirada de antagonistas.
É essencial que os estudantes compreendam que a síndrome neuroléptica maligna é uma emergência médica e exige diagnóstico e tratamento rápidos para evitar complicações severas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que a letra d seja mais plausível, pois é um critério de Delphi, já na letra c seria exposição a antagonista ou suspensão de agonista dopaminérgixo.
Os critérios de Delphi para a SNM incluem sinais característicos como hipertermia (> 38°C), rigidez muscular, elevação significativa de CPK (indicando lesão muscular), alterações autonômicas (como hipertensão, taquicardia) e alterações do estado mental.
A opção correta reflete um critério principal da SNM, que é a hipertermia persistente associada a outros sinais característicos (item D).
As outras opções não são critérios válidos:
a) CPK diminuída é o oposto do esperado; na SNM, a CPK é geralmente elevada.
b) Flacidez muscular não ocorre, sendo a rigidez muscular um sinal clássico.
C e E) A exposição a agonistas dopaminérgicos ou a retirada de antagonistas dopaminérgicos está mais relacionada a outras condições, como distúrbios hipercinéticos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo