Em relação a taxa de câmbio e regime cambial, julgue o segui...
No regime de câmbio fixo, as reservas de divisas são utilizadas para acomodação das variações da demanda por moeda estrangeira.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
Em um regime de câmbio fixo, o Banco Central (autoridade monetária) se compromete a manter a taxa de câmbio em um nível predeterminado em relação a outra moeda (ou cesta de moedas). Para conseguir isso, o Banco Central precisa intervir no mercado de câmbio comprando ou vendendo a moeda estrangeira.
- Quando há excesso de demanda por moeda estrangeira: O Banco Central vende suas reservas de divisas (moedas estrangeiras que possui) em troca da moeda nacional, aumentando a oferta de moeda estrangeira e impedindo que sua cotação suba além do nível fixado.
- Quando há excesso de oferta de moeda estrangeira: O Banco Central compra a moeda estrangeira utilizando sua moeda nacional, aumentando a demanda por moeda estrangeira e impedindo que sua cotação caia abaixo do nível fixado.
Portanto, as reservas de divisas são um instrumento crucial para o funcionamento de um regime de câmbio fixo, sendo utilizadas ativamente para acomodar as variações na demanda e oferta de moeda estrangeira e, assim, manter a taxa de câmbio no patamar estabelecido.
Fonte: Gemini
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo