Leia e avalie as afirmativas abaixo sobre arquivos.I. Pode-...
I. Pode-se alterar livremente a extensão de um arquivo, pois o sistema operacional será sempre capaz de descobrir automaticamente qual programa deverá ser executado para abrir o arquivo.
II. Não é possível armazenar arquivos maiores do que 1 Gigabyte no Windows, porém, no Linux, esse limite é de 2 Gigabytes.
III. Os diretórios são utilizados para organizar o armazenamento dos arquivos de um disco. É recomendável que os nomes dos diretórios tenham alguma relação com as informações contidas nos arquivos, de modo a facilitar a busca de um arquivo.
Da avaliação, conclui-se que está(ão) correta(s) somente
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quando gerenciamos arquivos em um computador, é essencial compreender a função dos diretórios e a importância das extensões de arquivo. Os diretórios, também conhecidos como pastas, ajudam a estruturar e a organizar informações no disco rígido de maneira lógica. É uma prática eficaz nomear os diretórios de modo que eles reflitam o conteúdo dos arquivos que contêm, otimizando assim a busca e o acesso a essas informações.
Importante: A extensão de um arquivo é um elemento crítico que indica ao sistema operacional ou a um programa específico como processar esse arquivo. Alterar a extensão de um arquivo sem o conhecimento necessário pode impedir que o arquivo seja aberto corretamente ou até mesmo causar erros, pois o sistema operacional não consegue automaticamente detectar o programa adequado para abrir o arquivo sem a extensão correta.
Além disso, é um equívoco pensar que existem limites de tamanho tão restritos para arquivos no Windows ou no Linux. Ambos os sistemas operacionais são capazes de suportar arquivos que ultrapassam 1 ou 2 Gigabytes, graças aos seus sistemas de arquivos modernos e eficientes.
Entender estas informações é vital para evitar problemas como a perda de dados, ao alterar uma extensão incompatível com o conteúdo do arquivo, ou erros de armazenamento, ao supor limites inexistentes para o tamanho dos arquivos.
Portanto, a única afirmação correta relacionada à organização e ao gerenciamento de arquivos é a que se refere à utilização de diretórios para organizar o armazenamento e a recomendação de que os nomes dos diretórios tenham relação com o conteúdo dos arquivos, facilitando assim a sua localização.
Gabarito da questão: Alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III. Os diretórios são utilizados para organizar o armazenamento dos arquivos de um disco. É recomendável que os nomes dos diretórios tenham alguma relação com as informações contidas nos arquivos, de modo a facilitar a busca de um arquivo. VERDADEIRA
I. Pode-se alterar livremente a extensão de um arquivo, pois o sistema operacional será sempre capaz de descobrir automaticamente qual programa deverá ser executado para abrir o arquivo. PRECISA DE UM PROGRAMA QUE ENTENDA A EXTENSÃO
II. Não é possível armazenar arquivos maiores do que 1 Gigabyte no Windows, porém, no Linux, esse limite é de 2 Gigabytes. NÃO FAZ SENTIDO!!!
I. Pode-se alterar livremente a extensão de um arquivo, pois o sistema operacional será sempre capaz de descobrir automaticamente qual programa deverá ser executado para abrir o arquivo. (Falsa)
II. Não é possível armazenar arquivos maiores do que 1 Gigabyte no Windows, porém, no Linux, esse limite é de 2 Gigabytes. (Falsa)
III. Os diretórios são utilizados para organizar o armazenamento dos arquivos de um disco. É recomendável que os nomes dos diretórios tenham alguma relação com as informações contidas nos arquivos, de modo a facilitar a busca de um arquivo. (Correta)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo