Em relação à acentuação gráfica das palavras inteligência, s...
LEIA O TEXTO 02 E RESPONDA AS QUESTÕES DE 08 A 10.
Como a Inteligência Emocional ajuda na Saúde Emocional?
Pessoas com Inteligência Emocional são capazes de lidar melhor com situações imprevistas e de estresse tanto fora como dentro do ambiente de trabalho.
Abaixo, listamos alguns benefícios que a Inteligência Emocional oferece para promoção da sua saúde emocional.
Autopercepção - a Inteligência Emocional permite que tenhamos um maior autoconhecimento <http://menthes.com.br/tomada-de-consciencia-somos-reflexo-de-nossas-acoes/? utm_source=artigo&utm_medium=link&utm_campaign=saudeemocional>, ou seja, que identifiquemos nossas habilidades e limitações, e isso é fundamental para que possamos desenvolver competências e melhorar os pontos fracos.
Autocontrole - manter a calma e a paciência <http://menthes.com.br/como-usar-a-meditacao-para-diminuir-o-estresse/? utm_source=artigo&utm_medium=link&utm_campaign=saudeemocional> diante de um momento de tensão nos ajuda a enxergar melhor a situação e suas possíveis soluções.
Respeito - o respeito é a base para qualquer relacionamento <http://menthes.com.br/dicas-menthes-como-promoverrelacoes-saudaveis/>interpessoal. Saber respeitar as opiniões, crenças e visões dos colegas de trabalho são cruciais para não haver discussões, intrigas e agressões desnecessárias.
Flexibilidade - ser flexível com suas opiniões, além de te ajudar a entrar em contato com diferentes visões de mundo, pode evitar que uma simples decisão se torne uma briga entre você e seus colegas.
Melhora na comunicação - a comunicação faz parte de qualquer ambiente, e a Inteligência Emocional mostra a importância de ouvir o que o outro tem a dizer antes de falar ou criticar. Isso torna o ambiente mais propício para o diálogo, contribuindo para uma comunicação <http://menthes.com.br/comunicacao-falar-da-gente-e-dos-outros/? utm_source=artigo&utm_medium=link&utm_campaign=saudeemocional>construtiva.
Motivar a si mesmo e aos outros - saúde emocional está intimamente ligada a sua motivação e a da sua equipe. Quando estamos motivados a fazer algo para uma causa maior, o trabalho fica mais leve e satisfatório, melhorando assim os resultados.
[Adaptado] Blog Menthes. Como manter a saúde emocional no ambiente de trabalho? Disponível em:
<https://menthes.com.br/como-manter-saude-emocional-no-ambiente-de-trabalho/>. Acesso em: 20 abr. 2020
Em relação à acentuação gráfica das palavras inteligência, satisfatório, importância e propício, é correto afirmar que são acentuadas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda a acentuação gráfica das palavras em Português, um tema fundamental da fonologia. Para resolvê-la, é necessário compreender as regras de acentuação para diferentes tipos de palavras: proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Saber como identificar cada uma dessas palavras com base na sua tonicidade e terminação é crucial para responder corretamente.
Alternativa Correta: C - Por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Justificativa: A alternativa C é correta porque as palavras inteligência, satisfatório, importância e propício são todas paroxítonas. Paroxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. Além disso, estas palavras terminam em ditongo crescente, que é uma das terminações que justificam a acentuação gráfica das paroxítonas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Por se tratar de proparoxítonas: Esta opção está incorreta porque nenhuma das palavras mencionadas é proparoxítona. Em uma proparoxítona, a sílaba tônica é a antepenúltima, o que não ocorre em inteligência, satisfatório, importância ou propício.
B - Porque são oxítonas terminadas em vogal: Esta alternativa está errada, pois uma palavra é considerada oxítona quando a última sílaba é a tônica, o que não é o caso para nenhuma das palavras citadas.
D - Devido a terminação em ditongo nasal das oxítonas: Esta opção é incorreta porque as palavras não são oxítonas e também não terminam em ditongo nasal. Portanto, não há como aplicar essa regra de acentuação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
As palavras não são proparoxítonas ?
Banca GANZAROLI? Será que é a mesma que trabalhava com o Silvio Santos?
Lembrando que a regra é, de fato, são paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Mas poderiam se tornar proparoxítonas eventuais. O "mais certo" nesse caso, foi assinalar a letra C mesmo!!
Ditongo crescente: primeiro vem a vogal(pronuncia forte) e depois a semivogal (pronuncia mais fraca).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo