No início de determinado mês, a taxa de câmbio da moeda ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3257246 Economia
    No início de determinado mês, a taxa de câmbio da moeda do país X em relação ao Brasil era R$ 5,00/X$. Ao fim do referido mês, a inflação no Brasil foi de 2%, enquanto a do país X foi de 5%.
A partir da situação apresentada, julgue o item a seguir, relativos ao mercado cambial.

Se certo investidor comprar um contrato de swap cambial do Banco Central do Brasil (BCB), ele receberá do BCB, em caso de valorização da moeda do país X no respectivo período, um valor correspondente à variação cambial. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O swap cambial tradicional, ofertado pelo Banco Central do Brasil (BCB), é uma operação derivativa em que o Banco Central paga ao investidor a variação cambial do dólar (ou da moeda estrangeira de referência, como no caso, a moeda do país X), e recebe em troca a variação da taxa de juros doméstica (normalmente a taxa CDI).

  • O investidor que compra o swap cambial está se protegendo (ou especulando) contra uma valorização da moeda estrangeira (ou desvalorização do real).
  • Se a moeda estrangeira (moeda do país X) se valoriza em relação ao real, o BC paga ao investidor essa variação cambial.
  • Se a moeda estrangeira se desvaloriza, o investidor paga a diferença para o Banco Central (referente à perda cambial).

✅ Isso está correto, pois ele ganha a diferença da variação cambial positiva, já que o swap protege contra a alta da moeda estrangeira.

  • BANCO CENTRAL DO BRASIL. Instrumentos de Política Cambial. Disponível em:
  • GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A. C. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.
  • PASTORE, A. Swap cambial: o que é e como funciona. Valor Econômico, 2019.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo