Rosane é psicóloga e servidora pública, e costuma encaminhar...
De acordo com o Código de Ética profissional do Psicólogo(a), Rosane:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 2º - Ao Psicólogo é vedado: l) Desviar para serviço particular ou de outra instituição, visando benefício próprio, pessoas ou organizações atendidas por instituição com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo profissional;
A) Incorreta.
Embora Rosane ofereça um benefício à população de baixa renda ao encaminhá-la para um serviço acessível, sua motivação está ligada a um ganho pessoal (pacientes para seu consultório privado), o que configura infração ética.
B) Incorreta.
O fato de atuar em consultório privado e no serviço público não é, por si só, uma infração ética, mas a forma como ela estabelece os encaminhamentos é problemática, pois há favorecimento e conflito de interesses.
C) Incorreta.
O vínculo de confiança com a diretora da entidade não justifica o recebimento de indicações em troca de encaminhamentos. Isso caracteriza um favorecimento mútuo, o que fere os princípios éticos da profissão.
D) Correta.
Rosane desvia usuários do serviço público para uma entidade específica, motivada por benefício próprio (indicações para seu consultório privado), configurando uma infração ética.
E) Incorreta.
O exercício simultâneo da profissão na esfera pública e privada não é, por si só, uma infração ética, desde que ambas as práticas sejam conduzidas de forma ética e transparente.
que questão mal redigida pqp
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo