Homem, 35 anos, apresentou lesão no dedo médio com aspecto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875774 Biomedicina - Análises Clínicas
Homem, 35 anos, apresentou lesão no dedo médio com aspecto avermelhado e descamativo com centro ulcerado. Foram observados também alguns pontos acastanhados. O paciente relatou o aparecimento da lesão após trauma com espinho de roseira. Para confirmação da suspeita diagnóstica foi realizado raspado de pele para exame direto e cultivo da amostra. O exame direto revelou a estrutura observada na imagem abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão

Com base nesse resultado, qual o procedimento mais adequado a ser realizado pelo laboratorista?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB C

  • A questão fala que a raspagem é um exame direto. Depois disso vem a cultura para confirmar qual a espécie. Não se libera sem a espécie (na teoria). Perceba que a questão fala de fungo, então é ágar Sabouraud.A temperatura foi dada de maneira geral (umaa recomendação da ANVISA. veja link abaixo) e o fungo é uma levedura.
  • Ágar Mycosel é um meio de cultura, destinado ao isolamento e conservação de fungos patogênicos, principalmente dermatófitos. O tempo de incubação e a temperatura dependerão do agente a ser pesquisado. Por exemplo, dermatófitos deverão ser incubados à temperatura ambiente por até 30 dias.
  • http://www.mbiolog.com.br/produtos/Agar_Mycosel.pdf
  • e) Histopatologia: Também não é da rotina. Nos achados de necrópsia, os tecidos apresentam-se intensamente invadidos pelas pseudohifas das leveduras. A presença das pseudohifas e dos blastoconídios (blastosporos) constitui o binômio característico para o diagnóstico da Candidíase.
  • Blastoconídio - É o esporo (fig.2.34) que se forma por gemulação (brotamento). Encontrado normalmente
  • nas leveduras. O micélio gemulante ou pseudomicélio das leveduras também produz blastoconídio. Importante: Alguns fungos que apresentam normalmente micélio septado na fase saprofítica, na natureza ou nas culturas de laboratório, ao passarem para a fase parasitária no organismo humano ou animal, transformam- -se em simples elementos arredondados, reproduzindo- -se por gemulação, são as micoses blastomicoides. No Brasil, podemos citar como mais importante desse grupo a Paracoccidioidomicose (antigamente Blastomicose Sul Americana ou Micose de Lutz), mas há outras. https://so.controllab.com/pdf/topicos_micologia_4ed.pdf
  • blastosporo ou blastoconídio = esporos formados por brotamento ou gemulação. As leveduras têm como estrutura primária, células que se reproduzem por brotamento, único ou múltiplo, em geral, de forma arredondada. Estas células são esporos de origem assexual e se denominam blastoconídios. Alguns gêneros de leveduras menos importantes em micologia médica, reproduzem-se por fissão. A temperatura de incubação recomendada, para todas as amostras é 30°C, devido a possibilidade de o agente etiológico ser oportunista, e desse modo, crescer melhor a 30°C do que a 37°C, no primo isolamento. Além disso, pensando em Brasil, em que, as temperaturas são muito altas na região norte e nordeste, dificilmente alcançam 25°C, a menos que se utiliza estufa BOD (“body oxigen demand”). A temperatura de 30°C é verificada, mais facilmente, durante muitas horas do dia. 
  • https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_7_2004.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo