Um agropecuarista resolveu implantar, em sua propriedade, um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Banco da Amazônia
Q1205419 Engenharia Hidráulica
Um agropecuarista resolveu implantar, em sua propriedade, um viveiro para piscicultura escavado em terra, sem revestimento, com uma área de 1 hectare de espelho d’água. Povoou o viveiro com 20.000 alevinos de carpa comum (Cyprinus carpio) e construiu, sobre o viveiro, uma pocilga, onde foram colocados 120 leitões para engorda. Nesse sistema de cultivo, denominado suinopiscicultura, o objetivo é engordar os peixes utilizando apenas as fezes dos porcos. A expectativa é que os peixes atinjam um peso individual médio de 700 g em um ano, partindo-se de alevinos com um peso médio de 2 g cada. Por volta do nono mês do cultivo, verificou-se que as carpas não estavam mais se alimentando na área embaixo da pocilga, onde chegavam bolhas à superfície da água, além de mau cheiro. Observou-se também que os peixes freqüentemente se agrupavam na entrada de água do viveiro, buscando oxigênio.
Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista o desenvolvimento da suinopiscicultura no Brasil, julgue o item que se segue.
Um caso clássico de impacto ambiental causado pelo sistema de suinopiscicultura ocorreu no sul de Goiás, onde essa atividade foi praticamente banida.
Alternativas