Em relação aos fatos contábeis, julgue o item subsequente. ...
A constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito é um fato contábil de natureza modificativa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO CERTO. ✅
A constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito reduz o ativo (contas a receber) e reconhece uma despesa, impactando o patrimônio líquido. Como altera a composição patrimonial, mas sem afetar o total de ativos e passivos de forma compensatória, trata-se de um fato contábil modificativo diminutivo.
Fonte: Chatgpt
Gabarito: CERTO
- PCLD é um ajuste realizado na conta de clientes (ativo) para atender os riscos de insolvência dos clientes em vendas a prazo, ou seja, o risco de o cliente te passar um "migué" e NÃO te pagar. É meio que um aceitar que você vai perder algum R$ e já ir preparando o psicológico para isso.
⚠️ Importante! Não se chama mais de "Provisão para crédito de liquidação duvidosa" e sim "Perda para crédito de liquidação duvidosa" (Cespe que ainda fica usando esse termo)
A constituição da PECLD AFETA o resultado, sendo considerada como uma despesa com venda (e não despesa não operacional).
Na constituição:
D – Despesa com PECLD (Resultado)
C – PECLD (Retificadora do Ativo)
➥ É um Fato MODIFICATIVO DIMINUTIVO (Alterou o PL)
(CESPE/2022) Ao se contabilizar a provisão para créditos de liquidação duvidosa, aumenta o valor das despesas da demonstração do resultado do exercício. (C)
Só lembrando:
No lançamento da baixa por título incobrável, não há despesa.
D – PECLD (Retificadora do Ativo) → Baixa da provisão realizada anteriormente
C – Contas a Receber/Duplicatas a Receber (Ativo) → Baixa do direito que foi considerado incobrável
- É um fato permutativo (1º fórmula)
(CESPE/2024) A baixa de um título de crédito considerado incobrável em conta de provisão para perda esperada associada ao risco de crédito constitui fato administrativo permutativo, pois conserva a substância líquida patrimonial. (C)
(CESPE/2022) A baixa de uma duplicata a receber avaliada como incobrável, e que já teve o seu valor contábil integralmente ajustado por meio do registro de uma perda estimada em créditos de liquidação duvidosa, deve ser realizada por meio de um lançamento a débito da conta retificadora de ativo Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa e a crédito de Duplicatas a Receber. (C)
provisão para perdas esperadas a empresa desconfia que os seus clientes nao irão pagar as obrigaçoes com ela(o caloteiro), entao a empresa faz uma provisao desse lançamento que é uma baixa no ativo e tambem vai gerar uma despesa no resultado.
galera qualquer equivoco no comentario acima e so me notificar aqui
obs: otimo comentario dos colegas, estao de parabéns
gabis :correto
constituição= modificativo diminutivo
baixa = permutativo
Gabarito Certo!
Quando a empresa prevê que pode não receber de algum cliente (inadimplência), ela antecipa essa possível perda e registra como despesa.
Isso acontece, por exemplo, com clientes duvidosos ou títulos a receber com risco de calote.
“Se criou provisão, é por precaução, virou despesa sem permutação!”
A despesa reduz o PL -> Fato Modificativo.
Rumo a PF!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo