Para operar com grandes volumes de dados ou garantir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: SRH Órgão: UERJ Prova: SRH - 2015 - UERJ - Analista de Sistemas |
Q483269 Redes de Computadores
Para operar com grandes volumes de dados ou garantir uma alta disponibilidade no armazenamento, é necessário conhecimentos em Redundant Array of Independent Disks (RAID). Com o objetivo de promover uma alta disponibilidade de dados, um administrador decide investir na confiabilidade do armazenamento de um servidor com 4 (quatro) discos rígidos (hard disk) por meio do uso de RAID.

A tecnologia RAID que oferece a maior confiabilidade em caso de falhas simultâneas de disco é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - RAID1

Para entender o porquê da alternativa correta, vamos primeiro discorrer sobre o conceito de RAID (Redundant Array of Independent Disks) e os diferentes níveis que ele oferece. O RAID é uma tecnologia de armazenamento que combina múltiplos discos rígidos para melhorar o desempenho e/ou a confiabilidade dos dados. Existem vários níveis de RAID, cada um com suas características específicas.

Vamos analisar brevemente os níveis de RAID mencionados nas alternativas:

RAID0: Este nível distribui os dados entre dois ou mais discos, mas não oferece nenhuma redundância. Se qualquer disco falhar, todos os dados são perdidos. Portanto, não é uma boa opção quando o objetivo é garantir alta disponibilidade e confiabilidade dos dados.

RAID1: Este nível copia (espelha) os dados em dois ou mais discos. Se um disco falhar, os dados estarão seguros no outro disco. Esta configuração é a mais confiável em termos de disponibilidade de dados, pois garante que haja uma cópia exata dos dados em mais de um disco. Com quatro discos, você terá duas cópias espelhadas, aumentando ainda mais a confiabilidade.

RAID6: Este nível usa distribuição de dados com dupla paridade, o que significa que pode suportar a falha de até dois discos sem perda de dados. Embora ofereça boa confiabilidade, não é a mais confiável para falhas simultâneas de disco comparado ao RAID1 com espelhamento.

RAID10: Também conhecido como RAID 1+0, combina espelhamento (RAID1) e distribuição (RAID0). Apesar de oferecer alta disponibilidade e desempenho, não é tão confiável como o RAID1 puro em termos de falhas simultâneas de disco, pois depende da combinação dos princípios de RAID0 e RAID1.

Portanto, a melhor escolha para garantir uma alta disponibilidade e confiabilidade dos dados, especialmente em caso de falhas simultâneas de disco, é o RAID1. Ele garante que cada dado tenha uma cópia exata em outro disco, proporcionando a maior segurança possível para os dados armazenados.

Se precisar de mais alguma orientação ou tiver dúvidas sobre outro nível de RAID, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bom pessoal, aqui a banca quis dar um nó na sua cabeça tentando "apatralhar" com as ideias de grandes volumes OU garantia de alta disponibilidade. Atente que a questão pede que a maior confiabilidade em relação ao aspecto disponibilidade de dados. Ou seja, qual será a solução onde as chances de que os dados sejam perdidos são menores. No caso das letras a) e d) temos de cara o RAID 0. Ou seja, como vimos, nestas alternativas temos a seguimentação dos dados alocados em discos diferentes onde a probabilidade de falha colocaria em check a confiabilidade que a questão pede. No caso da alternativa c) temos um RAID 6. Esse moço aí até poderia ser implementando levando em consideração que no nível 6 basta que tenhamos 2 + N discos e suporte a tal tecnologia. Todavia, o fator impeditivo dessa opção seria o tempo de recuperação do dado perdido que, neste caso, seria mais elevado em relação às demais opções. Por fim nos resta a letra B, gabarito da questão. Uma vez usando o RAID 1(Espelhamento) teremos alta disponibilidade e confiabilidade tendo em vista que uma vez que um dos HD´s do espelhamento falhe, o dado será prontamente acessado no outro replicado.

Não entendi por que não poderia ser RAID 10, uma vez que, assim como no RAID 1, haveria o espelhamento, com a vantagem de melhor desempenho.

Não consegui engolir esse gabarito, a questão fala em falhas simultâneas, ou seja, uma falha simultânea significa ocorrência de problemas  em pelo menos dois discos  ... Se for usado RAID 1, no caso de um total de  4 discos como foi dado pela questão, temos : dois discos com metade da informação e mais dois com a outra metade.

Se falharem os dois discos que contêm a mesma metade haverá perda de dados ... ou seja não é a opção mais confiável ... Eu voto na alternativa "C" (RAID 6), mas o gabarito oficial é "B".

Essa questão pareceu Cilada total. Fui seco no RAID6.

O problema da questão está na parte que fala o seguinte:

A tecnologia RAID que oferece a maior confiabilidade em caso de falhas simultâneas de disco é:

Como a questão informou que serão 4 HD's utilizados no caso de falhas simultâneas, entendi que seria falhas em vários discos, o que com 4 HD's com RAID 1 os dados seriam comprometidos, agora se prestarmos atenção a mesma pergunta: "Em caso de falhas simultâneas em disco" e não nos discos...

Nesse caso a questão poderia estar se referindo a várias falha em um único disco!

Fiquei nessa dúvida agora! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo